FUNÇÕES QUÍMICAS NO 9°ANO: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E UNO QUÍMICO

Autores

  • Natany Dayani de Souza Assai Universidade Estadual de Londrina
  • Juliana Costa Rolim Galvão Universidade Estadual de Londrina
  • Beatriz Haas Delamuta Universidade Estadual de Maringá
  • Marlize Spagolla Bernardelli Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva302018191454-465

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma Sequência Didática (SD) apoiada na utilização do lúdico e atividades experimentais para a aprendizagem dos conceitos de funções químicas para uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental. Foi elaborado e desenvolvido um jogo de cartas, denominado UNO QUÍMICO, inspirado no Jogo Uno. A coleta e análise dos dados pautou-se na análise de conteúdo. Após o desenvolvimento da SD, os resultados demonstraram a evolução por parte dos alunos na identificação das funções químicas. Com relação ao jogo, os alunos demonstraram não encontrar dificuldade e o classificaram de médio a fácil. Diante disso, o jogo como parte integrante da SD, auxiliou na identificação das funções químicas, uma vez que proporcionou envolvimento, motivação e discussão dos conceitos químicos.

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Publicado

2018-12-26