O FEEDBACK E A INTERAÇÃO DO TUTOR ONLINE COM O ALUNO NA DISCIPLINA DE GEOMETRIA EM UM CURSO A DISTÂNCIA

Priscila Kabbaz Alves da Costa, Marceli Behm Goulart

Resumo


A tecnologia digital vem como uma aliada dos cursos a distância, apesar disso é essencial que nesta modalidade haja uma interação professor, aluno e tecnologia digital. Para isso retrata-se o processo de interação adotado em uma disciplina de Geometria em um curso de Matemática a distância. Tendo como objetivo compreender qual o espaço do feedback nas atividades de geometria utilizando tecnologias digitais. Para isso optou-se pela pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso e com análise documental. A coleta de dados consistiu nas tarefas postadas pelos alunos e no feedback disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem – AVA da disciplina. O que se evidenciou é que o feedback é fundamental na compreensão do conteúdo quando utilizamos de recursos tecnológicos. Apesar de haver interação tutor x aluno nessa atividade faz-se necessário que está interação seja mais ativa para que o aluno não se sinta só virtualmente.


Texto completo:

PDF

Referências


BAIRRAL, M. A.. Heurísticas quando docentes resolvem no VMT-CHAT um problema da geometria do taxi. In: ROSA, M.; BAIRRAL, M.A.; AMARAL, R.B. (org,) Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Distância: pesquisas contemporâneas. São Paulo, SP: Editora Livraria da Física, 2015.

BAIRRAL, M. A. Tecnologias da Informação e Comunicação na formação e educação matemática, Seropédica: EDUR, 2009. 112p. Série InovaComTic (V.1).

BORBA, M.C.; MALHEIROS, A.P.S.; AMARAL, R.B. Educação a distância online. Educação a Distância online. (Tendências em Educação Matemática). 4ͣ. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

BRANDAO, L.O.; ISOTANI, S.; MOURA; J.G. Imergindo a geometria dinâmica em sistemas de educação a distância: IGEOM e SAW. Revista Brasileira de Informática na Educação. V.14, N. 1 - Janeiro a Abril de 2006; p. 41-49.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998. 148 p.

CARVALHO, D. L.; MARTINS, C. L.; FIORENTINI, D. (orgs.) Análises Narrativas de Aulas e Matemática. 1. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.

FERNANDES, F. F. SCHERER, S. Interações em cursos de licenciatura em matemática a distância e a abordagem do "estar junto virtual ampliado". Revista E-Curriculum, vol. 14, n. 3, julho-setembro, 2016, p. 998-1024.

LIMA, Denise Martins de Abreu; ALVES, Mario Nunes. O feedback e sua importância no processo de tutoria a distância. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 2, p. 189-205, 2011.

LOPES, José; SILVA, Helena Santos. O professor faz a diferença: na aprendizagem dos alunos, na realização escolar dos alunos, no sucesso dos alunos. Porto: Lidel, 2010.

LOPES, J.; SILVA, H.S. 50 técnicas de avaliação formativa. Porto: Lidel, 2012.

LORENZATO, S. Por que não ensinar Geometria? Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. São Paulo, ano III, nº 4, p. 3–13, 1º semestre 1995.

LUCENA, R; GITIRANA, V.R., Mediações e representações: análise de uma sessão de tutoria de geometria analítica em uma licenciatura a distância. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Em Teia. v. 6, n. 3. Recife: UFPE, 2015.

RIBEIRO, L.C. C., OLIVERIA, M.R. G. de; MILL, D. Docência online e interação tutor-aluno. 15° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Anais. 27 a 30 de setembro. Fortaleza: ABED, 2009.

SANTOS, L.; PINTO, J. Lights and shadows of feedback in mathematics learning. Proceedings of the 33rd PME, 2009, 5, p. 49-56.

SEMANA, S.; SANTOS, L. O feedback em relatório escritos na aula de matemática. (EIEM) Encontro de Investigação em Educação Matemática, Lisboa, 17 e 18 de Abril de 2010.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018192466-476

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008