ENSINANDO LUTAS NA ESCOLA: PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS DE DIRIGENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Alba Iara Cae Rodrigues, Marcelo Moreira Antunes

Resumo


O objetivo deste estudo é compreender as concepções sobre o perfil do professor de luta pelos dirigentes das escolas de Ensino Fundamental 1 do município de Jaguariúna (SP). Entrevistas semiestruturadas com 30 líderes de 15 escolas públicas e privadas foram coletadas nesta intervenção. A análise dos dados permitiu identificar aspectos importantes do perfil desejado desses profissionais por meio de categorias de base provenientes dos discursos dos dirigentes. Portanto, como resultado, identificamos a perspectiva dos dirigentes escolares sobre as lutas como um conteúdo desejado para este contexto, com preocupações relacionadas à aspectos pedagógicos e a profissionalização dos profissionais de lutas. Acreditamos que a partir dos resultados aqui apontados, novos estudos possam fornecer modelos pedagógicos com o objetivo de formação profissional para esses professores, a fim de garantir uma adaptação para incluir esse conteúdo na escola, seja na educação física escolar ou em projetos extracurriculares.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, P. D. B.; BARROS, H. F.; GEBRAN, R. A.; FRANCISCO, M. V. Formação continuada em serviço de professores de educação física de uma escola privada do interior do estado de São Paulo. Pensar a Prática, Goiânia, v.19, n.4, out./dez. 2016.

ANDRAUS, M. B. M. Arte marcial e agressividade. In: ANTUNES, M. M., IWANAGA, C. C. (Orgs.). Aspectos Multidisciplinares das Artes Marciais. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.

ANTUNES, M. M. Uma Breve Reflexão Sobre a História e as Funcionalidades das Artes Marciais na Contemporaneidade. In: ANTUNES, M. M., ALMEIDA, J. J. G. (Orgs.). Artes Marciais, Lutas e Esportes de Combate na Perspectiva da Educação Física: Reflexões e Possibilidades. Curitiba, PR: CRV, 2016a.

ANTUNES, M. M. A produção acadêmica em Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate: reflexões e possíveis encaminhamentos. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. v.10, n.63, p.921-924, 2016b.

ANTUNES, M. M. Artes marciais para pessoas com deficiência: dilemas e possibilidades do wushu. Rio de Janeiro: Multifoco, 2016c.

AVELAR-ROSA, B.; GOMES, M.; FIGUEIREDO, A.; LÓPEZ-ROS, V. Caracterización y desarrollo del “saber luchar”: contenidos de un modelo integrado para la enseñanza de las artes marciales y de los deportes de combate. Revista de Artes Marciales Asiáticas, v.10, p.16-33, 2015.

BALBINO, H. F.; GALATTI, L. R.; FERREIRA, H. B.; PAES, R. R. Pedagogia do Esporte: significados da iniciação esportiva e da competição. In: REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J.; MONTAGNER, P. C. Pedagogia do esporte: aspectos conceituais da competição e estudos aplicados. São Paulo: Phorte, 2013.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acessado em Março de 2019.

BREDA, M.; GALATTI, L.; SCAGLIA, A. J.; PAES, R. R. Pedagogia do esporte aplicada às lutas. São Paulo: Phorte, 2010.

CARREIRO, E. A. Lutas. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. (Orgs.). Educação Física no Ensino Superior Educação Física na Escola: Implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

CAVAZANI, R. N.; REVERDITO, R. S.; DRIGO, A. J.; SCAGLIA, A. J.; MONTAGNER, P. C.; PAES, R. R. Pedagogia do esporte: tornando o jogo possível no judô infantil. Motrivivência. v.28, n.47, p.177-90, 2016.

CORREIA, W. R.; FRANCHINI, E. Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate. Motriz. v.16, n.1, p.01-09, 2010.

DRIGO, A. J.; SOUZA NETO, S.; CESANA, J.; TOJAL, J. B. A. Artes marciais, formação profissional e escolas de ofício: Análise documental do judô brasileiro. Motricidade, v.7, n.4, p.49-62, 2011.

ESPARTERO, J. Aproximación histórico-conceptual a los deportes de lucha In: VILLAMÓN, M. Introducción al Judo. Barcelona: Editorial hispano Europea S.A., 1999.

FARIAS, M. J. A.; WIGGERS, I. D.; ALMEIDA, D. M. F. “Não é briga, não... É só brincadeira de lutinha”: cotidiano e práticas corporais infantis. Pensar a Prática, Goiânia, v.22, p.1-13, 2019.

GALATTI, L.; BREDA, M.; SCAGLIA, A. J.; PAES, R. R. Pedagogia do Esporte e Competição Infantil: análise e proposições a partir do Karatê de Contato. Movimento & Percepção, v.8, n.11, p.169-85, 2007.

GOMES, M.; AVELAR-ROSA, B. Martial arts and combat sports in physical education and sport sciences degrees-a comparative study of Brazil, France, Portugal, and Spain. INYO-The journal of alternative perspectives on the martial arts and sciences, v.12, n.1, p.14-29, 2012.

GOMES, M. S. P.; MORATO, M. P.; DUARTE, E.; ALMEIDA, J. J. G. Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais. Movimento, v.16, n.2, p.207-227, 2010.

KOZUB, F. M.; KOZUB, M. L. Teaching Combative Sports through Tactics, Journal of Physical Education, Recreation & Dance, v.75, n.8, p. 16-21, 2004.

LOURDES, L. F. C. Aspectos pedagógicos das lutas como linguagem corporal. In: NISTA-PICCOLO, V.; TOLEDO, E. (Orgs.). Abordagens pedagógicas do esporte: Modalidades convencionais e não convencionais. Campinas: Papirus, 2014.

LOURENÇO FILHO, A. O Ensino das Artes Marciais: Questões Pedagógicas. In: ANTUNES, M. M.; IWANAGA, C. C. (Orgs.). Aspectos Multidisciplinares das Artes Marciais. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.

OLIVIER, J. C. Das brigas aos jogos com regras: enfrentando a indisciplina na escola. Rio de Janeiro: Editora Artmed, 2000.

PAES, R. R.; GALATTI, L. R.; REVERDITO, R. S. Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate: Reflexões a partir da Pedagogia do Esporte. In: ANTUNES, M. M., ALMEIDA, J. J. G. de (Orgs.). Artes Marciais, Lutas e Esportes de Combate na Perspectiva da Educação Física: Reflexões e Possibilidades. Curitiba: CRV, 2016.

RODRIGUES, A. I. C.; BAIÃO JUNIOR, A. A.; ANTUNES, M. M.; ALMEIDA, J. J. G. Percepção dos dirigentes das escolas do município de Jaguariúna sobre as lutas. Journal of Physical Education, v.28, n.1, 2809, 2017.

RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. v.26, n.2, p.283-300, 2012.

RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. O ensino das lutas nas aulas de Educação Física: análise da prática pedagógica à luz de especialistas. Journal of Physical Education, v.26, n.4, p.505-518, 2015.

THOMAS, J. R.; NELSON, J. K.; SILVERMAN, S. J. Métodos de pesquisa em atividade física. 6ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2012.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva412019288885-899

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008