ENSINANDO LUTAS NA ESCOLA: PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS DE DIRIGENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva412019288885-899

Resumo

O objetivo deste estudo é compreender as concepções sobre o perfil do professor de luta pelos dirigentes das escolas de Ensino Fundamental 1 do município de Jaguariúna (SP). Entrevistas semiestruturadas com 30 líderes de 15 escolas públicas e privadas foram coletadas nesta intervenção. A análise dos dados permitiu identificar aspectos importantes do perfil desejado desses profissionais por meio de categorias de base provenientes dos discursos dos dirigentes. Portanto, como resultado, identificamos a perspectiva dos dirigentes escolares sobre as lutas como um conteúdo desejado para este contexto, com preocupações relacionadas à aspectos pedagógicos e a profissionalização dos profissionais de lutas. Acreditamos que a partir dos resultados aqui apontados, novos estudos possam fornecer modelos pedagógicos com o objetivo de formação profissional para esses professores, a fim de garantir uma adaptação para incluir esse conteúdo na escola, seja na educação física escolar ou em projetos extracurriculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alba Iara Cae Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas

Mestra pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP com bolsa do CNPq. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia das Lutas(GEPPL) da Faculdade de Educação Física da UNICAMP e do Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte (LEPE) na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da UNICAMP. Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos (2009), Bacharelado pela Faculdade de Jaguariúna (2012), especialização em Bioquímica, Fisiologia, Treinamento e Nutrição Desportiva pela Universidade Estadual de Campinas (2013) e Formação Completa em Pilates pela Tc Pilates (2015). Microempresária, sócia responsável técnica, professora de Pilates e de iniciação esportiva - Judô infantil no estúdio VidAtiva Movimento e Bem-estar (http://vidativajaguariuna.com.br/). Tem experiência na área de pedagogia do Esporte, psicologia do Esporte, com ênfase em vivências lúdicas, pedagogia do jogo, lutas/artes marciais/esportes de combate. Domínio da língua inglesa com formação no exterior.

Marcelo Moreira Antunes, Universidade Federal Fluminense

Possui Pós-Doutorado na área de educação física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É Doutor em educação física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF). É Pós-graduado em docência superior pela UGF e Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário da Cidade. Atualmente é Professor Adjunto no Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense e Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Exercício e do Esporte da Universidade do estado do Rio de Janeiro (UERJ). Também foi docente dos cursos de educação física da UGF, do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM) e do Centro Universitário da Cidade. Além de professor de educação física na Educação Básica da rede pública de ensino da Prefeitura Municipal de Niterói e do Colégio de aplicação da UERJ (CAp-UERJ). É lider do Centro de Estudos e Pesquisas em Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate da UFF (CEPLAMEC-UFF). Também é membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em lutas da Faculdade de Educação Física da UNICAMP e do Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física (LECPEF) da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Desenvolve pesquisas na área da Pedagogia das Lutas, Formação de Professores, Educação Física Escolar e Atividade Motora Adaptada. 

Referências

ALMEIDA, P. D. B.; BARROS, H. F.; GEBRAN, R. A.; FRANCISCO, M. V. Formação continuada em serviço de professores de educação física de uma escola privada do interior do estado de São Paulo. Pensar a Prática, Goiânia, v.19, n.4, out./dez. 2016.

ANDRAUS, M. B. M. Arte marcial e agressividade. In: ANTUNES, M. M., IWANAGA, C. C. (Orgs.). Aspectos Multidisciplinares das Artes Marciais. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.

ANTUNES, M. M. Uma Breve Reflexão Sobre a História e as Funcionalidades das Artes Marciais na Contemporaneidade. In: ANTUNES, M. M., ALMEIDA, J. J. G. (Orgs.). Artes Marciais, Lutas e Esportes de Combate na Perspectiva da Educação Física: Reflexões e Possibilidades. Curitiba, PR: CRV, 2016a.

ANTUNES, M. M. A produção acadêmica em Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate: reflexões e possíveis encaminhamentos. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. v.10, n.63, p.921-924, 2016b.

ANTUNES, M. M. Artes marciais para pessoas com deficiência: dilemas e possibilidades do wushu. Rio de Janeiro: Multifoco, 2016c.

AVELAR-ROSA, B.; GOMES, M.; FIGUEIREDO, A.; LÓPEZ-ROS, V. Caracterización y desarrollo del “saber luchar”: contenidos de un modelo integrado para la enseñanza de las artes marciales y de los deportes de combate. Revista de Artes Marciales Asiáticas, v.10, p.16-33, 2015.

BALBINO, H. F.; GALATTI, L. R.; FERREIRA, H. B.; PAES, R. R. Pedagogia do Esporte: significados da iniciação esportiva e da competição. In: REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J.; MONTAGNER, P. C. Pedagogia do esporte: aspectos conceituais da competição e estudos aplicados. São Paulo: Phorte, 2013.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acessado em Março de 2019.

BREDA, M.; GALATTI, L.; SCAGLIA, A. J.; PAES, R. R. Pedagogia do esporte aplicada às lutas. São Paulo: Phorte, 2010.

CARREIRO, E. A. Lutas. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. (Orgs.). Educação Física no Ensino Superior Educação Física na Escola: Implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

CAVAZANI, R. N.; REVERDITO, R. S.; DRIGO, A. J.; SCAGLIA, A. J.; MONTAGNER, P. C.; PAES, R. R. Pedagogia do esporte: tornando o jogo possível no judô infantil. Motrivivência. v.28, n.47, p.177-90, 2016.

CORREIA, W. R.; FRANCHINI, E. Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate. Motriz. v.16, n.1, p.01-09, 2010.

DRIGO, A. J.; SOUZA NETO, S.; CESANA, J.; TOJAL, J. B. A. Artes marciais, formação profissional e escolas de ofício: Análise documental do judô brasileiro. Motricidade, v.7, n.4, p.49-62, 2011.

ESPARTERO, J. Aproximación histórico-conceptual a los deportes de lucha In: VILLAMÓN, M. Introducción al Judo. Barcelona: Editorial hispano Europea S.A., 1999.

FARIAS, M. J. A.; WIGGERS, I. D.; ALMEIDA, D. M. F. “Não é briga, não... É só brincadeira de lutinha”: cotidiano e práticas corporais infantis. Pensar a Prática, Goiânia, v.22, p.1-13, 2019.

GALATTI, L.; BREDA, M.; SCAGLIA, A. J.; PAES, R. R. Pedagogia do Esporte e Competição Infantil: análise e proposições a partir do Karatê de Contato. Movimento & Percepção, v.8, n.11, p.169-85, 2007.

GOMES, M.; AVELAR-ROSA, B. Martial arts and combat sports in physical education and sport sciences degrees-a comparative study of Brazil, France, Portugal, and Spain. INYO-The journal of alternative perspectives on the martial arts and sciences, v.12, n.1, p.14-29, 2012.

GOMES, M. S. P.; MORATO, M. P.; DUARTE, E.; ALMEIDA, J. J. G. Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais. Movimento, v.16, n.2, p.207-227, 2010.

KOZUB, F. M.; KOZUB, M. L. Teaching Combative Sports through Tactics, Journal of Physical Education, Recreation & Dance, v.75, n.8, p. 16-21, 2004.

LOURDES, L. F. C. Aspectos pedagógicos das lutas como linguagem corporal. In: NISTA-PICCOLO, V.; TOLEDO, E. (Orgs.). Abordagens pedagógicas do esporte: Modalidades convencionais e não convencionais. Campinas: Papirus, 2014.

LOURENÇO FILHO, A. O Ensino das Artes Marciais: Questões Pedagógicas. In: ANTUNES, M. M.; IWANAGA, C. C. (Orgs.). Aspectos Multidisciplinares das Artes Marciais. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.

OLIVIER, J. C. Das brigas aos jogos com regras: enfrentando a indisciplina na escola. Rio de Janeiro: Editora Artmed, 2000.

PAES, R. R.; GALATTI, L. R.; REVERDITO, R. S. Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate: Reflexões a partir da Pedagogia do Esporte. In: ANTUNES, M. M., ALMEIDA, J. J. G. de (Orgs.). Artes Marciais, Lutas e Esportes de Combate na Perspectiva da Educação Física: Reflexões e Possibilidades. Curitiba: CRV, 2016.

RODRIGUES, A. I. C.; BAIÃO JUNIOR, A. A.; ANTUNES, M. M.; ALMEIDA, J. J. G. Percepção dos dirigentes das escolas do município de Jaguariúna sobre as lutas. Journal of Physical Education, v.28, n.1, 2809, 2017.

RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. v.26, n.2, p.283-300, 2012.

RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. O ensino das lutas nas aulas de Educação Física: análise da prática pedagógica à luz de especialistas. Journal of Physical Education, v.26, n.4, p.505-518, 2015.

THOMAS, J. R.; NELSON, J. K.; SILVERMAN, S. J. Métodos de pesquisa em atividade física. 6ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2012.

Downloads

Publicado

2019-11-29

Como Citar

Rodrigues, A. I. C., & Antunes, M. M. (2019). ENSINANDO LUTAS NA ESCOLA: PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS DE DIRIGENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Valore, 4(1), 885–899. https://doi.org/10.22408/reva412019288885-899

Edição

Seção

Artigo Original