ENSINANDO LUTAS NA ESCOLA: PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS DE DIRIGENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, P. D. B.; BARROS, H. F.; GEBRAN, R. A.; FRANCISCO, M. V. Formação continuada em serviço de professores de educação física de uma escola privada do interior do estado de São Paulo. Pensar a Prática, Goiânia, v.19, n.4, out./dez. 2016.
ANDRAUS, M. B. M. Arte marcial e agressividade. In: ANTUNES, M. M., IWANAGA, C. C. (Orgs.). Aspectos Multidisciplinares das Artes Marciais. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.
ANTUNES, M. M. Uma Breve Reflexão Sobre a História e as Funcionalidades das Artes Marciais na Contemporaneidade. In: ANTUNES, M. M., ALMEIDA, J. J. G. (Orgs.). Artes Marciais, Lutas e Esportes de Combate na Perspectiva da Educação Física: Reflexões e Possibilidades. Curitiba, PR: CRV, 2016a.
ANTUNES, M. M. A produção acadêmica em Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate: reflexões e possíveis encaminhamentos. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. v.10, n.63, p.921-924, 2016b.
ANTUNES, M. M. Artes marciais para pessoas com deficiência: dilemas e possibilidades do wushu. Rio de Janeiro: Multifoco, 2016c.
AVELAR-ROSA, B.; GOMES, M.; FIGUEIREDO, A.; LÓPEZ-ROS, V. Caracterización y desarrollo del “saber luchar”: contenidos de un modelo integrado para la enseñanza de las artes marciales y de los deportes de combate. Revista de Artes Marciales Asiáticas, v.10, p.16-33, 2015.
BALBINO, H. F.; GALATTI, L. R.; FERREIRA, H. B.; PAES, R. R. Pedagogia do Esporte: significados da iniciação esportiva e da competição. In: REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J.; MONTAGNER, P. C. Pedagogia do esporte: aspectos conceituais da competição e estudos aplicados. São Paulo: Phorte, 2013.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acessado em Março de 2019.
BREDA, M.; GALATTI, L.; SCAGLIA, A. J.; PAES, R. R. Pedagogia do esporte aplicada às lutas. São Paulo: Phorte, 2010.
CARREIRO, E. A. Lutas. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. (Orgs.). Educação Física no Ensino Superior Educação Física na Escola: Implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
CAVAZANI, R. N.; REVERDITO, R. S.; DRIGO, A. J.; SCAGLIA, A. J.; MONTAGNER, P. C.; PAES, R. R. Pedagogia do esporte: tornando o jogo possível no judô infantil. Motrivivência. v.28, n.47, p.177-90, 2016.
CORREIA, W. R.; FRANCHINI, E. Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate. Motriz. v.16, n.1, p.01-09, 2010.
DRIGO, A. J.; SOUZA NETO, S.; CESANA, J.; TOJAL, J. B. A. Artes marciais, formação profissional e escolas de ofício: Análise documental do judô brasileiro. Motricidade, v.7, n.4, p.49-62, 2011.
ESPARTERO, J. Aproximación histórico-conceptual a los deportes de lucha In: VILLAMÓN, M. Introducción al Judo. Barcelona: Editorial hispano Europea S.A., 1999.
FARIAS, M. J. A.; WIGGERS, I. D.; ALMEIDA, D. M. F. “Não é briga, não... É só brincadeira de lutinha”: cotidiano e práticas corporais infantis. Pensar a Prática, Goiânia, v.22, p.1-13, 2019.
GALATTI, L.; BREDA, M.; SCAGLIA, A. J.; PAES, R. R. Pedagogia do Esporte e Competição Infantil: análise e proposições a partir do Karatê de Contato. Movimento & Percepção, v.8, n.11, p.169-85, 2007.
GOMES, M.; AVELAR-ROSA, B. Martial arts and combat sports in physical education and sport sciences degrees-a comparative study of Brazil, France, Portugal, and Spain. INYO-The journal of alternative perspectives on the martial arts and sciences, v.12, n.1, p.14-29, 2012.
GOMES, M. S. P.; MORATO, M. P.; DUARTE, E.; ALMEIDA, J. J. G. Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais. Movimento, v.16, n.2, p.207-227, 2010.
KOZUB, F. M.; KOZUB, M. L. Teaching Combative Sports through Tactics, Journal of Physical Education, Recreation & Dance, v.75, n.8, p. 16-21, 2004.
LOURDES, L. F. C. Aspectos pedagógicos das lutas como linguagem corporal. In: NISTA-PICCOLO, V.; TOLEDO, E. (Orgs.). Abordagens pedagógicas do esporte: Modalidades convencionais e não convencionais. Campinas: Papirus, 2014.
LOURENÇO FILHO, A. O Ensino das Artes Marciais: Questões Pedagógicas. In: ANTUNES, M. M.; IWANAGA, C. C. (Orgs.). Aspectos Multidisciplinares das Artes Marciais. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.
OLIVIER, J. C. Das brigas aos jogos com regras: enfrentando a indisciplina na escola. Rio de Janeiro: Editora Artmed, 2000.
PAES, R. R.; GALATTI, L. R.; REVERDITO, R. S. Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate: Reflexões a partir da Pedagogia do Esporte. In: ANTUNES, M. M., ALMEIDA, J. J. G. de (Orgs.). Artes Marciais, Lutas e Esportes de Combate na Perspectiva da Educação Física: Reflexões e Possibilidades. Curitiba: CRV, 2016.
RODRIGUES, A. I. C.; BAIÃO JUNIOR, A. A.; ANTUNES, M. M.; ALMEIDA, J. J. G. Percepção dos dirigentes das escolas do município de Jaguariúna sobre as lutas. Journal of Physical Education, v.28, n.1, 2809, 2017.
RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. v.26, n.2, p.283-300, 2012.
RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. O ensino das lutas nas aulas de Educação Física: análise da prática pedagógica à luz de especialistas. Journal of Physical Education, v.26, n.4, p.505-518, 2015.
THOMAS, J. R.; NELSON, J. K.; SILVERMAN, S. J. Métodos de pesquisa em atividade física. 6ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2012.
DOI: https://doi.org/10.22408/reva412019288885-899
Métricas do artigo
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.