ENSINANDO LUTAS NA ESCOLA: PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS DE DIRIGENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

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DOI:

https://doi.org/10.22408/reva412019288885-899

Abstract

O objetivo deste estudo é compreender as concepções sobre o perfil do professor de luta pelos dirigentes das escolas de Ensino Fundamental 1 do município de Jaguariúna (SP). Entrevistas semiestruturadas com 30 líderes de 15 escolas públicas e privadas foram coletadas nesta intervenção. A análise dos dados permitiu identificar aspectos importantes do perfil desejado desses profissionais por meio de categorias de base provenientes dos discursos dos dirigentes. Portanto, como resultado, identificamos a perspectiva dos dirigentes escolares sobre as lutas como um conteúdo desejado para este contexto, com preocupações relacionadas à aspectos pedagógicos e a profissionalização dos profissionais de lutas. Acreditamos que a partir dos resultados aqui apontados, novos estudos possam fornecer modelos pedagógicos com o objetivo de formação profissional para esses professores, a fim de garantir uma adaptação para incluir esse conteúdo na escola, seja na educação física escolar ou em projetos extracurriculares.

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Autor/innen-Biografien

Alba Iara Cae Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas

Mestra pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP com bolsa do CNPq. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia das Lutas(GEPPL) da Faculdade de Educação Física da UNICAMP e do Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte (LEPE) na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da UNICAMP. Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos (2009), Bacharelado pela Faculdade de Jaguariúna (2012), especialização em Bioquímica, Fisiologia, Treinamento e Nutrição Desportiva pela Universidade Estadual de Campinas (2013) e Formação Completa em Pilates pela Tc Pilates (2015). Microempresária, sócia responsável técnica, professora de Pilates e de iniciação esportiva - Judô infantil no estúdio VidAtiva Movimento e Bem-estar (http://vidativajaguariuna.com.br/). Tem experiência na área de pedagogia do Esporte, psicologia do Esporte, com ênfase em vivências lúdicas, pedagogia do jogo, lutas/artes marciais/esportes de combate. Domínio da língua inglesa com formação no exterior.

Marcelo Moreira Antunes, Universidade Federal Fluminense

Possui Pós-Doutorado na área de educação física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É Doutor em educação física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF). É Pós-graduado em docência superior pela UGF e Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário da Cidade. Atualmente é Professor Adjunto no Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense e Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Exercício e do Esporte da Universidade do estado do Rio de Janeiro (UERJ). Também foi docente dos cursos de educação física da UGF, do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM) e do Centro Universitário da Cidade. Além de professor de educação física na Educação Básica da rede pública de ensino da Prefeitura Municipal de Niterói e do Colégio de aplicação da UERJ (CAp-UERJ). É lider do Centro de Estudos e Pesquisas em Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate da UFF (CEPLAMEC-UFF). Também é membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em lutas da Faculdade de Educação Física da UNICAMP e do Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física (LECPEF) da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Desenvolve pesquisas na área da Pedagogia das Lutas, Formação de Professores, Educação Física Escolar e Atividade Motora Adaptada. 

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Veröffentlicht

2019-11-29

Zitationsvorschlag

Rodrigues, A. I. C., & Antunes, M. M. (2019). ENSINANDO LUTAS NA ESCOLA: PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS DE DIRIGENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Valore, 4(1), 885–899. https://doi.org/10.22408/reva412019288885-899

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