ANÁLISE DO PERFIL ORGANIZACIONAL DE UMA REDE DE SUPERMERCADOS EM ILHÉUS-BA

Magno Santos Batista, Jadson Conceição de Jesus, Jeciely de Jesus Brito, Maria Eduarda Barros Costa, Monize Carvalho Rocha, Thaís Costa Andrade

Resumo


O presente artigo tem como objetivo compreender o perfil organizacional e o comportamento econômico de uma rede de supermercados da cidade de Ilhéus-Ba. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa enquadra-se no método de estudo de caso, uma vez que selecionou-se perguntas semiestruturadas, observação e análise quantitativa dos dados. Para tal, alguns autores foram utilizados para compor material teórico: Alves (2008); Medeiros et al (2011); Perioto, Carezia (2012), dentre outros. Por fim, compreender os mecanismos e as particularidades do perfil organizacional e do comportamento econômico de um rede de supermercados contribuiu para que entendêssemos a gestão de recursos financeiros e de pessoal utilizados pelo setor, bem como a importância da construção de ferramentas que colaborem para a expansão da instituição e organização dos departamentos da empresa.

 

 

Palavras-chave: Organização. Comportamento econômico. Setor supermercadista.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, A.L; DUTRA, K.E ‘COMO A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES PODE AUMENTAR AS VENDAS’ (2009) DISPONIVEL EM acesso em 03/04/2019 18:19

BRITO,F.F.S;PERIM,M.L.S; JUNIOR,E.R ‘PLANO ESTRATÉGICO PARA SUPERMERCADOS: Um estudo de caso da empresa Mercantil Extra com utilização da Matriz SWOT’(2010) Disponível em: < http://www.convibra.com.br/upload/paper/adm/adm_1339.pdf> acesso em: 05/04/2019 as 13:53

COSTA, A.S.C; SANTANA, L.C; TRIGO, A.C ‘QUALIDADE DO ATENDIMENTO AO CLIENTE: UM GRANDE DIFERENCIAL COMPETITIVO PARA AS ORGANIZAÇÕES’ (2015) DISPONIVEL EM < www.cairu.br/riccairu/pdf/artigos/2/10_QUALIDADE_ATEND_CLIENTE.pdf>ACESSO EM : 05/04/2018 ÁS 12:48

COTA,Kely Alves; FREITAS, Maria Amália Marques “Gestão da qualidade, um desafio permanente: um estudo de caso sobre o processo de manutenção de um sistema de qualidade em uma indústria metalúrgica”(2012) disponível em : < https://seer.ufrgs.br/ProdutoProducao/article/view/31756/27086> Acesso em : 02/04/2019 as 14:11

JUNIOR,A.B; LIRA, W.S: GONÇALVES.G.A.C” A satisfação do cliente como base para a qualidade em serviços: O cado de um supermercado de pequeno porte”(2006) disponível em:

KNOKE, Willian “ O Supermercado no Brasil e nos Estados Unidos: Confronto e Contrastes” (2019) Disponível em: > bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/download/41003/39748> Acesso em: 05/04/2019 as 13:36

PAVONI ET AL ‘MARKETING DE RELACIONAMENTO’ DISPONIVEL EM ACESSO EM 03/04/2019 18:30

MEDEIROS et al “Estrutura Organizacional E Modelo De Gestão:Uma Análise No Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – IFSUL”(2011) disponível em acesso em :03/04/2019 21:33

MILLARATH ET AL “A IMPORTÂNCIA DAS PESSOAS NA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL” Disponível em < http://www.opet.com.br/faculdade/revista-cc-adm/pdf/n8/A-IMPORTANCIA-DAS-PESSOAS-NA-ESTRATEGIA-EMPRESARIAL.pdf > acesso em: 05/04/2019 19:32

PAULA, Geraldo.” Estrutura organizacional: O papel do gestor de nível intermediário” (2007) disponível em acesso em :03/04/2019 21:26

PERIOTO,P ;CAREZIA,A.V.O “Estrutura Organizacional - Influência da estrutura na eficiência da organização de acordo”(2012) disponível em acesso em :03/04/2019 21:17

ROCHA ET AL “ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE TEORIA DA AGÊNCIA E ASSIMETRIA DA INFORMAÇÃO” (2012) Disponível em acesso em : 05/04/2019 18:52

ROJO,F.J.G ”Qualidade Total: Uma Nova era para os Supermercado” (1998) disponivel em acesso em: 05/04/2019 as 13:51

SCHULTZ, Glauco. “Introdução à gestão de organizações” (2016) disponível em acesso em :03/04/2019 21:10

SENGER ET AL “ Qualidade na prestação dos serviços de supermercados: os determinantes da satisfação e importância para os clientes da terceira idade“(. Disponível em Acesso em: 31/03/2019 as 10:09

SILVA ET AL ‘Gestão de relacionamento com clientes: o caso da Leila Sabino Estética e Beleza Customer relationship management: the case of Leila Sabino Estética and Beleza’DISPONIVEL EM ACESSO EM 01/04/2019 as 18:27

SOUZA ET AL ‘EVOLUÇÃO HISTORICA DO COMERCIO:PASSADO,PRESENTE E FUTURO DO DIVERSIFICADO COOMERCIO” (2012) DISPONIVEL EM: acesso em: 03/04/2019 as 13:45

VALADARES “A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMNETO NAS EMPESAS” (2009) Disponível em < http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/a-importancia-do-planejamentonas-empresas/28215/ > acesso em: 05/04/2019 19:14




DOI: https://doi.org/10.22408/reva40201935578-89

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008