ANÁLISE DO PERFIL ORGANIZACIONAL DE UMA REDE DE SUPERMERCADOS EM ILHÉUS-BA
DOI :
https://doi.org/10.22408/reva40201935578-89Résumé
O presente artigo tem como objetivo compreender o perfil organizacional e o comportamento econômico de uma rede de supermercados da cidade de Ilhéus-Ba. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa enquadra-se no método de estudo de caso, uma vez que selecionou-se perguntas semiestruturadas, observação e análise quantitativa dos dados. Para tal, alguns autores foram utilizados para compor material teórico: Alves (2008); Medeiros et al (2011); Perioto, Carezia (2012), dentre outros. Por fim, compreender os mecanismos e as particularidades do perfil organizacional e do comportamento econômico de um rede de supermercados contribuiu para que entendêssemos a gestão de recursos financeiros e de pessoal utilizados pelo setor, bem como a importância da construção de ferramentas que colaborem para a expansão da instituição e organização dos departamentos da empresa.
Palavras-chave: Organização. Comportamento econômico. Setor supermercadista.
Téléchargements
Références
ALVES, A.L; DUTRA, K.E ‘COMO A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES PODE AUMENTAR AS VENDAS’ (2009) DISPONIVEL EM <http://re.granbery.edu.br/artigos/MzEy.pdf> acesso em 03/04/2019 18:19
BRITO,F.F.S;PERIM,M.L.S; JUNIOR,E.R ‘PLANO ESTRATÉGICO PARA SUPERMERCADOS: Um estudo de caso da empresa Mercantil Extra com utilização da Matriz SWOT’(2010) Disponível em: < http://www.convibra.com.br/upload/paper/adm/adm_1339.pdf> acesso em: 05/04/2019 as 13:53
COSTA, A.S.C; SANTANA, L.C; TRIGO, A.C ‘QUALIDADE DO ATENDIMENTO AO CLIENTE: UM GRANDE DIFERENCIAL COMPETITIVO PARA AS ORGANIZAÇÕES’ (2015) DISPONIVEL EM < www.cairu.br/riccairu/pdf/artigos/2/10_QUALIDADE_ATEND_CLIENTE.pdf>ACESSO EM : 05/04/2018 ÁS 12:48
COTA,Kely Alves; FREITAS, Maria Amália Marques “Gestão da qualidade, um desafio permanente: um estudo de caso sobre o processo de manutenção de um sistema de qualidade em uma indústria metalúrgica”(2012) disponível em : < https://seer.ufrgs.br/ProdutoProducao/article/view/31756/27086> Acesso em : 02/04/2019 as 14:11
JUNIOR,A.B; LIRA, W.S: GONÇALVES.G.A.C” A satisfação do cliente como base para a qualidade em serviços: O cado de um supermercado de pequeno porte”(2006) disponível em: <http://revista.uepb.edu.br/index.php/qualitas/article/viewFile/37/29: disponivel em:05/04/2019 as 20:08
KNOKE, Willian “ O Supermercado no Brasil e nos Estados Unidos: Confronto e Contrastes” (2019) Disponível em: > bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/download/41003/39748> Acesso em: 05/04/2019 as 13:36
PAVONI ET AL ‘MARKETING DE RELACIONAMENTO’ DISPONIVEL EM <http://www.unisalesiano.edu.br/encontro2009/trabalho/aceitos/CC33208122896.pdf> ACESSO EM 03/04/2019 18:30
MEDEIROS et al “Estrutura Organizacional E Modelo De Gestão:Uma Análise No Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – IFSUL”(2011) disponível em <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/26140/5.34.pdf> acesso em :03/04/2019 21:33
MILLARATH ET AL “A IMPORTÂNCIA DAS PESSOAS NA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL” Disponível em < http://www.opet.com.br/faculdade/revista-cc-adm/pdf/n8/A-IMPORTANCIA-DAS-PESSOAS-NA-ESTRATEGIA-EMPRESARIAL.pdf > acesso em: 05/04/2019 19:32
PAULA, Geraldo.” Estrutura organizacional: O papel do gestor de nível intermediário” (2007) disponível em <http://www.fumec.br/anexos/cursos/mestrado/dissertacoes/resumo/geraldo_marcelio_de_paula.pdf> acesso em :03/04/2019 21:26
PERIOTO,P ;CAREZIA,A.V.O “Estrutura Organizacional - Influência da estrutura na eficiência da organização de acordo”(2012) disponível em <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/estrutura-organizacional-influencia-da-estrutura-na-eficiencia-da-organizacao-de-acordo/62071/> acesso em :03/04/2019 21:17
ROCHA ET AL “ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE TEORIA DA AGÊNCIA E ASSIMETRIA DA INFORMAÇÃO” (2012) Disponível em <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S180922761630306X > acesso em : 05/04/2019 18:52
ROJO,F.J.G ”Qualidade Total: Uma Nova era para os Supermercado” (1998) disponivel em <http://www.scielo.br/pdf/rae/v38n4/a04v38n4.pdf> acesso em: 05/04/2019 as 13:51
SCHULTZ, Glauco. “Introdução à gestão de organizações” (2016) disponível em<https://www.academia.edu/37104867/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_gest%C3%A3o_de_organiza%C3%A7%C3%B5es> acesso em :03/04/2019 21:10
SENGER ET AL “ Qualidade na prestação dos serviços de supermercados: os determinantes da satisfação e importância para os clientes da terceira idade“(. Disponível em Acesso em: 31/03/2019 as 10:09
SILVA ET AL ‘Gestão de relacionamento com clientes: o caso da Leila Sabino Estética e Beleza Customer relationship management: the case of Leila Sabino Estética and Beleza’DISPONIVEL EM <https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBPA/article/viewFile/3606/3232> ACESSO EM 01/04/2019 as 18:27
SOUZA ET AL ‘EVOLUÇÃO HISTORICA DO COMERCIO:PASSADO,PRESENTE E FUTURO DO DIVERSIFICADO COOMERCIO” (2012) DISPONIVEL EM: <http://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/26140/5.34.pdf> acesso em: 03/04/2019 as 13:45
VALADARES “A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMNETO NAS EMPESAS” (2009) Disponível em < http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/a-importancia-do-planejamentonas-empresas/28215/ > acesso em: 05/04/2019 19:14
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.