NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: NARRATIVA DE SI PARA UMA REALIDADE INCLUSIVA

Edneusa Lima Silva, Valéria Marques de Oliveira

Resumo


O presente trabalho visa abordar as ações inclusivas nas instituições de ensino superior referenciando-se pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, como ferramenta para fortalecer a proposta. O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão tem a função de reorganizar a realidade vigente apresentando como base primeira a garantia de direitos de todos e todas, valorizando as potencialidades individuais que enriquecem o coletivo social a partir da mudança do paradigma excludente que vigora e se mantém. Ao se afirmar que a realidade inclusiva se defronta com a barreira atitudinal como maior impeditivo do processo, essa leitura ocorre por conta da adesão não voluntária dos profissionais que compõem o quadro docente, técnico e administrativo das instituições de ensino, que aceitam a função para atuar nesse espaço, por inúmeros motivos, não estando entre eles, a real preocupação com esse público ou com o efetivo funcionamento da proposta inclusiva. Portanto, para criar novas tessituras e redes de acolhimento educacional, surge a necessidade de construir diferentes vias de acesso à educação frente às exigências mercadológicas de consumir e produzir. A partir dessa perspectiva, permeando o universo relacional que se desdobra em incontáveis pontos de encontros, delimita-se o contexto em que a narrativa situa a pessoa com deficiência da que não tem impedimentos de acessibilidade. Ao contar sua história o narrador está envolvido na experiencia narrativa, implicado no processo e na experiência. Narrativa, como performance é um ato performativo, em que os sujeitos sociais podem ser desconstruídos, reinventados e transformados.

PALAVRAS-CHAVE: Inclusão no ensino superior. Acessibilidade. Barreira atitudinal.


Texto completo:

PDF

Referências


ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.

ARANHA, M.S.F. Paradigmas da relação da sociedade com as pessoas com deficiência. Revista do Ministério Público do Trabalho, Ano XI, n. 21, p. 160-173, 2001. Disponível em: cape.edunet.sp.gov.br/textos/textos/11.doc. Acesso em: 15 de abril de 2015.

BRASIL, [Estatuto da pessoa com deficiência (2015)]. Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência [recurso eletrônico]: Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (Estatuto da pessoa com deficiência) / Câmara dos Deputados. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2015. – (Série legislação; n. 200). Disponível em: www.gov.org.com.br. Acesso em 05 de setembro de 2016.

________, 2012. Avanços nas políticas públicas para a pessoa com deficiência. Presidência da República - Secretaria de Direitos Humanos – SDH - Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência – SNPD. Disponível em: . Acesso em março de 2016.

________, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Diretoria de Avaliação da Educação Superior Coordenação-Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e IES. Referenciais de acessibilidade na educação superior e a avaliação in loco do sistema nacional de avaliação da educação superior (SINAES), 2013. Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/documents>. Acesso em 10 de janeiro de 2018.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Especial (SEEP). Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC/SEEP, 2008.

BRASIL. Presidência da República (PR). Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH). Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa portadora de Deficiência (CORE). Acessibilidade. Brasília: SEDH, 2005.

BULUS. Uadi Lammêgo. Constituição Federal adotada. São Paulo: Saraiva, 2008.

CASTANHO, Denise Molon; FREITAS, Soraia Napoleão. Inclusão e prática docente no ensino superior. Revista Educação Especial | n. 27 | p. 93 - 99| 2006 Santa Maria Disponível em . Acesso em novembro de 2018.

DALLA DEA, Vanessa Helena Santana; OLIVEIRA, Ana Flavia Teodoro de Mendonça; MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira de. Uma análise do perfil dos núcleos de acessibilidade das universidades públicas federais da região centro-oeste. Revista Educação Especial em Debate | v. 2 | n. 05 | p. 96-113 | jan./jun.2018 Disponível em: Acesso em maio de 2018.

DEMO, Pedro. Educação Brasileira: qualidade e modernidade da educação superior, Brasília, 13 (27) 35-80, 2º sem. 1991.

MIRANDA, Adriana Augusta Telles de; SEGALLA Juliana Izar Soares da Fonseca. A inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior. 2016. Disponível em: < http://genjuridico.com.br> Acesso em março de 2018.

GONÇALVES, Renata Barbosa; VIANNA, Carlos Alberto Fonseca Jardim; SANTOS, Sirley Brandão dos. Materiais didáticos alternativos para ensino de ciências a alunos com deficiência visual. p. 99-106. In. DÍAZ, Félix; BORDAS, Miguel; GALVÃP, Nelma; MIRANDA, Theresinha (Orgs.). Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2009.

MAIRESSE, D., and FONSECA, TMG. Devir de diferença/devir de identidade: paradoxos do mundo contemporâneo. SILVEIRA, AF., et al., org. Cidadania e participação social [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. pp. 133-141. ISBN: 978-85-99662-88-5.

PORTELA, Cláudia Paranhos de Jesus; ALMEIDA, Célia Veronica Paranhos de Jesus. Família e escola: como essa parceria pode favorecer crianças com necessidades educativas especiais. In: DÍAZ, Félix; BORDAS, Miguel; GALVÃP, Nelma; MIRANDA, Theresinha (Orgs.). Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2009.

SILVA, Edneusa Lima; MARQUES, Valéria. FIO DE ARIADNE: guia para percorrer o sistema de garantia de direitos á pessoa com deficiência. Revista Valore, Volta Redonda, 4 (1): pag.738-748, Jan/Jun/2019. Disponível em: .

MELO, Glenda CristinaValim. As ordens de indexicalidade sobre ensino de inglês e reaça mobilizadas na narrativa de uma professora de língua inglesa. (pp.161-181). In: FERREIRA, Aparecida de Jesus (Orgs.) Narrativas autobiográficas de identidades sociais, de raça, gênero, sexualidade e classe em estudos da linguagem. Campinas/SP: Pontes Editores, 2015.

MÜLLER Tânia Mara P.; GLAT, Rosana. Uma professora muito especial: questões atuais de educação especial. Viveiros de Castro, 1999.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, 2006.

PEREIRA, Ray. Anatomia da diferença: normalidade, deficiência e outras invenções. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Terminologia sobre deficiência na era da inclusão. Revista nacional de Reabilitação, São Paulo, v.5, n.24, p.6-9, jan./fev. 2002.

SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES. Avaliação in loco: Referências no Âmbito do SINAES. Ed. Inep/MEC, v.5, Brasília DF. 2015.

SOUZA, C. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, n. 16, Porto Alegre, 2006, p. 20-45.

TEIXEIRA, M. C. A. Políticas públicas para pessoas com deficiência no Brasil. 2010. 132 f. Dissertação (Mestrado) – Escola de Administração de Empresas de São Paulo, São Paulo. 2010




DOI: https://doi.org/10.22408/reva50202040378-92

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008