INTERVENÇÕES DIALÓGICAS NO TRABALHO COM PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Tainá Mani Almeida, Priscila Pires Alves

Resumo


O autismo se caracteriza por modos de comunicação e interação que se diferenciam do que se define como desenvolvimento típico. Compreender o que é próprio da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), torna-se um desafio paras as práticas e terapêuticas contemporâneas. Nesse contexto, a Gestalt-terapia, revela-se como uma importante abordagem cuja intervenção visa ampliar o entendimento das relações dinâmicas no campo da pessoa e seu mundo. Conhecer e explorar outras possibilidades de se abrir para o contato e interação é um dos convites que a pessoa com TEA nos faz. A intervenção proposta pela perspectiva dialógica em Gestalt-terapia, releva as diferentes formas de expressão e comunicação possíveis, bem como suas idiossincrasias e formas de Estar-No-Mundo.

Palavras-chave: Autismo. Dialogia. Interação.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva502020409171-180

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008