A argumentação no processo de alfabetização de crianças: uma revisão da literatura
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
Amossy, R. A argumentação no discurso. São Paulo: Contexto, 2018.
Araujo, L. C. Brincar com a linguagem: Educação infantil “rima” com alfabetização. Revista Ibero-Americana de Estudos da Educação, 11(4), p. 2325-2343, 2016 doi: 10.21723/riaee.v11n.esp4.9196
Bakhtin, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
______Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec Editora, 2014.
Banks-Leite, L. Aspectos argumentativos e polifônicos da linguagem da criança em idade pré-escolar (Tese de doutorado) Universidade de Campinas, Campinas, SP, 1996.
Bova, A, e Arcidiacono, F. Types of conclusion for argumentative discussions between adults and children. Progress in Education, 53, p. 135-160, 2018. Disponível em https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3415412
Bardin, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
Brait, B. Bakhtin: Outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.
Bruner, J. Atos de significação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
Capristano, C. C., e Oliveira, E. C. Escrita infantil: A circulação da criança por representações sobre gêneros discursivos. Alfa, 58(2), p. 347-370, 2014. Disponível em http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/5433
Chagas, L. M. M., e Domingues. A literatura infantil na alfabetização: A formação da criança leitora. Perspectiva, 33, p. 77-95, 2015. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/38037
Cyranka, L. F., e Magalhães, T. G. O trabalho com a oralidade/variedades linguísticas no ensino de Língua Portuguesa. Veredas, 16, p. 59-74, 2012. Disponível em http://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2012/10/4
Faigenbaum, G. Desenvolvimento das habilidades argumentativas. In J.A. Castorina & M. Carretero (Eds), Desenvolvimento Cognitivo e educação (pp. 273-294). Porto Alegre: Artmed, 2014.
Fiorin, J. L. Argumentação. São Paulo, SP: Contexto, 2017.
Giovani, F. A argumentação na apropriação da escrita. Revista Eletrônica de Educação, 7, p. 290-309, 2013. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc
Gomes, A. L. A. Alfabetização e produção de textos. Revista Eventos Pedagógicos, 7(2), p. 651-679, 2016. Disponível em: http://www.sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/index
Gonçalves, A. V. Alfabetização: o olhar das crianças sobre o aprendizado da linguagem escrita. Cedes, 33(89), p. 125-140, 2013. doi:10.1590/S0101-32622013000100008
Gontijo, C. M. M. Alfabetização no ciclo inicial do ensino fundamental de nove anos: Reflexões sobre as proposições do Ministério da Educação. Cedes, 33(89), p. 35-49, 2013. doi:10.1590/S0101-3262201300010003
Gonzalez, A. G. G., e Mello, M. A. Considerações sobre o processo de apropriação da linguagem escrita na educação infantil. Revista Ibero-Americana de Estudos da Educação, 11(2), p. 2306-2324, 2016. doi:10.21723/riaee.v.esp4.9196
Hand, B. Exploring the role of writing in science: A25-year journey. Literacy Learning: the Middle Years, 25(3), p. 16-23, 2017.
Kleiman, Â. Os significados do letramento. Campinas, SP: Mercado das letras, 1995.
Lopes- Damasio, L. R. Towards a linguistic-discursive approach for clause juxtaposition in brazilian portuguese: orality and writing in literacy practices. Alfa, 60(2), p. 287-317, 2016. doi:10.1590/1981-5794-1608-3
Koch, I. G. V. Argumentação e linguagem. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
Leitão, S. Argumentação e Desenvolvimento do Pensamento Reflexivo. Psicologia Reflexão e crítica, 20(3), p. 454-462, 2007. doi: 10.1590/S0102-79722007000300013
Marková, I. Dialogicidade e representações sociais. São Paulo: Vozes, 2006.
Monher, D., Liberati, A., e Altmand, D. G. Principais itens para relatar revisões sistemáticas e meta-análises: A recomendação Prisma. Epidemiologia Serviço Saúde, 24(2), p. 335-342, 2015. doi:10.5123/S1679-497420150002000017
Neto, R., F., Xavier, R. F. C., e Santos, A. P. M. Caracterização da leitura e escrita. Cefac, 15(6), p. 1643-1653, 2013. doi:10.1590/S1516-18462013005000013
Pontecorvo, C., Ajello, A. M., e Zucchermaglio, C. Discutindo se aprende. Porto Alegre: Artmed, 2005.
Rocha, S. C., e Bissoli, M. F. Desafios da formação de professores alfabetizadores: Em busca da apropriação da linguagem escrita como desenvolvimento humano. Revista Ibero-Americana de Estudos da Educação, 11(4), p. 2306-2324, 2016. doi:10.21723/riaee.v11n.esp4.9196
Santana, M. de S. Traduzindo Pensamento e Letramento Estatístico em Atividades para Sala de Aula: Construção de um produto educacional. Bolema, 30(56), p. 1165-1187, 2016. doi:10.1590/1980-4415v30n56a17
Shaw, J., Lyon, E., Stoddart, T., Mosqueda, E., e Menon, P. Improving science and literacy learning for Englihs language learners: evidence from a pre-service teacher preparation intervention. Teacher Education, 25, p. 621-643, 2014. doi:10.1007/s10972-0139376-6
Soares, M. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2013.
Tang, K. S. How is disciplinary lietarcy addressed in the science classroom? A Singaporean case study. Australian Journal of language na literacy, 39(3), p. 220-232, 2016.
Valsiner, J. Fundamentos da Psicologia Cultural. Mundos da mente, mundos da vida. Porto Alegre: Artmed, 2017.
Vieira, R. M., e Vieira, C. T. Fostering scientific literacy and critical thinking in elementary sciense education. Sci and Math Education, 14, p. 659-680, 2016.
Vigotski, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
______.Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
Volóchinov, V. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.
Wilhite, Z. B. A rights-based approach to science literacy using local languages: Contextualizing inquiry based learning in Africa. Education Magazine, 63, p. 381-401, 2017 doi:10.1007/s11159-017-9644-3
DOI: https://doi.org/10.22408/reva502020478e-5028
Métricas do artigo
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.