A argumentação no processo de alfabetização de crianças: uma revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva502020478e-5028Abstract
Este artigo tem como finalidade analisar as produções científicas brasileira e internacional sobre argumentação no processo de alfabetização de crianças publicadas em cinco anos. Para isso, foi realizada uma pesquisa no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), utilizando-se dos critérios recomendados pela diretriz Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises (PRISMA), que resultou em um total de 18 artigos publicados entre os anos 2012 e 2017. Os resultados indicaram a presença da argumentação, como uma das formas elaboradas da linguagem, na produção de textos de crianças no processo de alfabetização. Verificou-se uma concentração de trabalhos que discutem argumentação pela apropriação da leitura e da escrita a partir da perspectiva sociocultural, possivelmente pela produção teórica consistente aos estudos da linguagem como prática social. Isso indica uma compreensão da argumentação como uma construção, mediante a interação verbal. Para avançar no estudo sobre a argumentação de crianças, sugerimos pesquisas que têm como ponto de partida a teoria histórico-cultural, que consideramos importantes para a análise da apropriação da linguagem na alfabetização de crianças.Downloads
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