A argumentação no processo de alfabetização de crianças: uma revisão da literatura

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DOI:

https://doi.org/10.22408/reva502020478e-5028

Abstract

Este artigo tem como finalidade analisar as produções científicas brasileira e internacional sobre argumentação no processo de alfabetização de crianças publicadas em cinco anos. Para isso, foi realizada uma pesquisa no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), utilizando-se dos critérios recomendados pela diretriz Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises (PRISMA), que resultou em um total de 18 artigos publicados entre os anos 2012 e 2017. Os resultados indicaram a presença da argumentação, como uma das formas elaboradas da linguagem, na produção de textos de crianças no processo de alfabetização. Verificou-se uma concentração de trabalhos que discutem argumentação pela apropriação da leitura e da escrita a partir da perspectiva sociocultural, possivelmente pela produção teórica consistente aos estudos da linguagem como prática social. Isso indica uma compreensão da argumentação como uma construção, mediante a interação verbal.  Para avançar no estudo sobre a argumentação de crianças, sugerimos pesquisas que têm como ponto de partida a teoria histórico-cultural, que consideramos importantes para a análise da apropriação da linguagem na alfabetização de crianças.

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Biografie autore

Lady Daiane Martins Ribeiro, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Doutoranda no Programa de Pós - Graduação Psicologia do  Desenvolvimento e escolar pela Universidade de Brasília. Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão (2014), graduada em Psicologia - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão (2011). Atuou como professora do curso de Psicologia no Centro de Ensino Superior de Catalão (CESUC) e como professora substituta no curso de Psicologia na Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. É membro do grupo de pesquisa GEDIS (Grupo de Estudos Discursivos) da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão.

 

Fabrícia Teixeira Borges, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Professora da Universidade de Brasília no departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (PED) do Instituto de Psicologia (IP), orienta mestrado e doutorado no Programa de Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (PGPDE), antigo Processos do Desenvolvimento e Saúde. Foi coordenadora de pós-graduação entre out/2016 e julho/2018; set/2019 e fev/2020. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1994), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2006). Pós doutorado na Universidade Autônoma de Madrid (UAM) como bolsista Capes (2014). Já trabalhou na Universidade Tiradentes (Se), PUC-GO, Faculdades ALFA (GO) e Cambury (GO). Coordenou o curso de especialização "Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão EScolar (EAD-UNB) e "Docência e Tutoria à distância" (UNIT-EAD). Tem desenvolvido pesquisa no tema de Identidade docente como estética de si, financiada pelo Cnpq e Capes. O interesse principal é em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento infantil, identidade de professores, experiência estética e arte, mulheres e psicologia cultural. Os estudos sobre cinema e desenvolvimento, EAD, mídias e cultura audiovisual tem sido também um tema de grande interesse. Lider do grupo de pesquisa Del`Artes e vice-coordenadora do GT da Anpepp Psicologia, Arte e Estética.

 

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Pubblicato

2021-01-07

Fascicolo

Sezione

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)