Perspectivas horizontais para o currículo: contribuições teóricas e metodológicas para a educação
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva22201776248-258Resumo
O presente trabalho pretende apresentar algumas questões acerca do currículo por meio de uma abordagem horizontal. Nosso objetivo é discorrer acerca de tal perspectiva e realizar algumas aproximações com o campo do currículo em por meio de um modelo rizomático que possibilita pensar o currículo para além de um arranjo de disciplinas. Desse modo, procuraremos destacar que as produções curriculares modernas apresentam uma concepção de conhecimento que tende a reforçar a concepção essencialista de que é possível atingir conhecimento científico universal, capaz de fornecer verdades sobre o mundo. Em oposição aos paradigmas universalistas, propomos que um currículo horizontal tenderia a enfatizar as noções de diferença, promovendo a heterogeneidade, privilegiando a pluralidade e a diversidade dos saberes produzidos, criando conexões entre os diversos saberes. Para isso, buscamos na perspectiva rizomática uma nova forma de comportamento por meio de múltiplas aberturas que recusam a imposição de um conhecimento dado a priori, compreendido como verdade absoluta.
Downloads
Referências
BHABHA, H. O local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2007.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol.1. Ed: 34. Rio de Janeiro. 1995.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro, Ed. Graal, 1984.
GALLO, Silvio. Deleuze e a Educação. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MACEDO, Elizabeth. Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento: Uma visão cultural do currículo de ciências. In: LOPES, A. C; MACEDO, E. (Org.). O currículo de ciências em debate. Ed: Papirus. Campinas, 2004.
SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). O sujeito da educação: Estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994.
______. A filosofia de Deleuze e o Currículo. Faculdade de Artes Visuais. 2004.
______. Currículo: pensar, sentir e diferir. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
VEIGA NETO, Alfredo. De Geometrias, Currículo e Diferenças IN: Educação e Sociedade, Dossiê Diferenças. Campinas: n° 79, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.