Perspectivas horizontais para o currículo: contribuições teóricas e metodológicas para a educação
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva22201776248-258Abstract
O presente trabalho pretende apresentar algumas questões acerca do currículo por meio de uma abordagem horizontal. Nosso objetivo é discorrer acerca de tal perspectiva e realizar algumas aproximações com o campo do currículo em por meio de um modelo rizomático que possibilita pensar o currículo para além de um arranjo de disciplinas. Desse modo, procuraremos destacar que as produções curriculares modernas apresentam uma concepção de conhecimento que tende a reforçar a concepção essencialista de que é possível atingir conhecimento científico universal, capaz de fornecer verdades sobre o mundo. Em oposição aos paradigmas universalistas, propomos que um currículo horizontal tenderia a enfatizar as noções de diferença, promovendo a heterogeneidade, privilegiando a pluralidade e a diversidade dos saberes produzidos, criando conexões entre os diversos saberes. Para isso, buscamos na perspectiva rizomática uma nova forma de comportamento por meio de múltiplas aberturas que recusam a imposição de um conhecimento dado a priori, compreendido como verdade absoluta.
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