Perspectivas horizontais para o currículo: contribuições teóricas e metodológicas para a educação

Auteurs-es

  • Marcus Alexandre Cavalcanti Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Sandramor do Amaral Ferreira SENAI CETIQT

DOI :

https://doi.org/10.22408/reva22201776248-258

Résumé

O presente trabalho pretende apresentar algumas questões acerca do currículo por meio de uma abordagem horizontal.  Nosso objetivo é discorrer acerca de tal perspectiva e realizar algumas aproximações com o campo do currículo em por meio de um modelo rizomático que possibilita pensar o currículo para além de um arranjo de disciplinas. Desse modo, procuraremos destacar que as produções curriculares modernas apresentam uma concepção de conhecimento que tende a reforçar a concepção essencialista de que é possível atingir conhecimento científico universal, capaz de fornecer verdades sobre o mundo. Em oposição aos paradigmas universalistas, propomos que um currículo horizontal tenderia a enfatizar as noções de diferença, promovendo a heterogeneidade, privilegiando a pluralidade e a diversidade dos saberes produzidos, criando conexões entre os diversos saberes. Para isso, buscamos na perspectiva rizomática uma nova forma de comportamento por meio de múltiplas aberturas que recusam a imposição de um conhecimento dado a priori, compreendido como verdade absoluta.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Marcus Alexandre Cavalcanti, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UFRJ

Filósofo e Psicanalista

Doutorando em Educação em Ciências e Saúde - UFRJ

Mestre em Humanidades, Cultura e Artes - UNIGRANRIO

 

 

Sandramor do Amaral Ferreira, SENAI CETIQT

Professora e coordenadora da área de Moda

Références

BHABHA, H. O local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2007.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol.1. Ed: 34. Rio de Janeiro. 1995.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro, Ed. Graal, 1984.

GALLO, Silvio. Deleuze e a Educação. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

MACEDO, Elizabeth. Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento: Uma visão cultural do currículo de ciências. In: LOPES, A. C; MACEDO, E. (Org.). O currículo de ciências em debate. Ed: Papirus. Campinas, 2004.

SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). O sujeito da educação: Estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994.

______. A filosofia de Deleuze e o Currículo. Faculdade de Artes Visuais. 2004.

______. Currículo: pensar, sentir e diferir. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

VEIGA NETO, Alfredo. De Geometrias, Currículo e Diferenças IN: Educação e Sociedade, Dossiê Diferenças. Campinas: n° 79, 2002.

Téléchargements

Publié-e

2017-11-29

Comment citer

Cavalcanti, M. A., & Ferreira, S. do A. (2017). Perspectivas horizontais para o currículo: contribuições teóricas e metodológicas para a educação. Revista Valore, 2(2), 248–258. https://doi.org/10.22408/reva22201776248-258

Numéro

Rubrique

Artigo Original