RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO CURSO FORMAÇÃO DE DOCENTES

Autores

  • Alessandra Batista de Godoi Branco Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR; Universidade Estadual do Paraná, Paranavaí-PR
  • Emerson Pereira Branco Universidade Estadual do Paraná, Paranavaí-PR
  • Lucila Akiko Nagashima Universidade Estadual do Paraná, Paranavaí-PR
  • André Luis de Oliveira Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva60202178726-39

Resumo

O presente artigo se refere a uma pesquisa qualitativa com referencial teórico que propõe investigar concepções de um grupo de estudantes e professores do Curso de Formação de Docentes sobre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) e suas possíveis relações. A análise das respostas gerou diversas categorias emergentes. Sobressaiu o entendimento de que CTSA se interligam, se completam e são interdependentes. Pouco foi citado sobre o conhecimento, a educação e a inserção desses sujeitos à problemática. Os resultados indicam que a Educação em CTSA é relevante e emergente na formação de professores e cidadãos, de tal modo que contribua para compreensão, posicionamento, tomada de decisão e busca de transformações.

Palavras Chave: Educação em CTSA. Alfabetização científica e tecnológica. Concepções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANGOTTI, J. A. P; AUTH, M. A. Ciência e tecnologia: implicações sociais e o papel da educação. Ciência e educação, Bauru, v. 7, n. 1, p. 15-27, 2001.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BAZZO, W. A. et al. O que é ciência? Introdução aos estudos CTS. Madri: Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), 2003.

CACHAPUZ, A. et al., (org.). A Necessária renovação do ensino das ciências. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 7 ed. Ijuí: Unijuí, 2016.

FOUREZ, G. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética da ciência. Tradução: Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.

PAIXÃO, J.F. A Educação Científica e o Movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) In: _______ (org.). Educação, meio ambiente e comunidade: experiências do IF Baiano. Salvador: EDUFBA, 2018. p. 11-22.

PEDRETTI, E. Teaching science, technology, society and environment (STSE) education. In: ZEIDLER, D.L (org.) The role of moral reasoning on socioscientific issues and discourse in science education. Springer, Dordrecht, 2003, p. 219-239.

PEDRETTI, E.; NAZIR, J. Currents in STSE education: Mapping a complex field, 40 years on. Science education, New York, v. 95, n. 4, p. 601-626, 2011.

PÉREZ, L. F. M.; SIERRA, D. F. M. A formação crítica de professores no contexto da perspectiva: Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. In: CHAPANI, D. T.; SILVA, J.S. (org.). Debates em educação científica. São Paulo: Escrituras, 2013. p. 33-44.

RICARDO, E. C. Educação CTSA: obstáculos e possibilidades para sua implementação no contexto escolar. Ciência & Ensino, Piracicaba, v. 1, n. especial, p. 1-12, nov. 2007.

ROSA, I. S.; LANDIM, M.F. O enfoque CTSA no ensino de ecologia: concepções e práticas de professores do Ensino Médio. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 17, n. 1, p. 263-289, 2018.

SA, S.; ANDRADE, A. I. Rev. iberoam. cienc. tecnol. soc., Ciudad Autónoma de Buenos Aires, v. 10, supl. 1, p. 187-188, 2015.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 16, p. 59-77, 2011.

Downloads

Publicado

2021-07-14

Como Citar

Branco, A. B. de G., Branco, E. P., Nagashima, L. A., & Oliveira, A. L. de. (2021). RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO CURSO FORMAÇÃO DE DOCENTES. Revista Valore, 6, 26–39. https://doi.org/10.22408/reva60202178726-39