CORPOS E MAQUINAÇÕES: PEDAGOGIAS CULTURAIS E EPISTEMES DO CORPO NO FACEBOOK
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva60202179066-78Resumo
Este manuscrito tem por objetivo traçar considerações acerca das conceptualizações de ciências e das educações no ciberespaço a partir de seu olhar ao corpo. Para tal, nos aventuramos em um grupo da rede social Facebook entre 2017-2018, nominado de “Vale”. O olhar analítico deu-se no acompanhamento dos fluxos de discussões neste período, utilizando como recurso a perspectiva do diagnóstico do presente como mote analítico que emerge do campo dos Estudos Culturais das Ciências e das Educações. Neste percurso analítico evidenciamos a centralidade na construção do corpo na compreensão das ciências-educações, que organizamos em dois eixos discutidos neste manuscrito: a) Tomadas – corpo-função e corpo utilidade; b) Quebra-cabeças e Legos – risos irônicos e ciências modalizáveis.
Palavras Chave: Educação. Estudos Culturais das Ciências. Filosofia das Ciências.Downloads
Referências
ANDRADE, P. D.; COSTA, M. V. No rastro dos conceitos de pedagogias culturais: invenção, disseminação e usos. Educar em Revista, n.33, p. 1-23, 2017.
ARTIÉRRES, P. Dizer a atualidade: o trabalho de diagnóstico em Michel Foucault. In: GRÓS, F. Foucault: a coragem da verdade. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. p. 15-38.
BAUDRILLARD, J. Simulacros e simulações. Lisboa: Relógio D’agua, 1991.
BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo cientifico. São Paulo: Editora Unesp, 2004.
CARDIM, L. N. Corpo. São Paulo: Globo, 2009.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? 3 ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
DESCARTES, R. Os Pensadores (Discurso do método. Meditações; Objeções e respostas; As paixões da alma; Cartas). São Paulo: Abril Cultural 1973.
ENGELS, F. Dialética da natureza. 6 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
FOUCAULT, M. Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense, 1986.
__________. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 8 ed. São Paulo: Marins Fontes, 1999.
__________. História da sexualidade I: A vontade de saber. 3 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
KUHN, T.S. As estruturas das revoluções cientificas. 5 ed. São Paulo: Editora Perspectiva S.A., 1997
LÉVY, P. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996.
LOURO, G.L. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
MARTINS, C.J. Michel Foucault: filosofia como diagnóstico do presente. 1998. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998.
MOSÉ, V. Nietzsche Hoje. Petrópolis: Vozes, 2018.
NIETZSCHE, F. Obras incompletas. São Paulo: Abril Cultural, 1974.
POLIZEL, A. L. Talvezes, tomadas, afetos e sexualidades. In: DICKMANN, I.; DICKMANN, I. (Orgs) Pedagogia das Primeiras Palavras. São Paulo: Dialogar, 2018, p.11-25.
ROUGHGARDEN, J. Evolution’s rainbow: diversity, gender and sexuality in nature and people. London: University of California Press, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.