CORPOS E MAQUINAÇÕES: PEDAGOGIAS CULTURAIS E EPISTEMES DO CORPO NO FACEBOOK

Autores

  • Alexandre Luiz Polizel Universidade Estadual de Londrina-PR
  • Moises Alves de Oliveira Universidade Estadual de Londrina-PR

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva60202179066-78

Resumo

Este manuscrito tem por objetivo traçar considerações acerca das conceptualizações de ciências e das educações no ciberespaço a partir de seu olhar ao corpo. Para tal, nos aventuramos em um grupo da rede social Facebook entre 2017-2018, nominado de “Vale”. O olhar analítico deu-se no acompanhamento dos fluxos de discussões neste período, utilizando como recurso a perspectiva do diagnóstico do presente como mote analítico que emerge do campo dos Estudos Culturais das Ciências e das Educações. Neste percurso analítico evidenciamos a centralidade na construção do corpo na compreensão das ciências-educações, que organizamos em dois eixos discutidos neste manuscrito: a) Tomadas – corpo-função e corpo utilidade; b) Quebra-cabeças e Legos – risos irônicos e ciências modalizáveis. 

Palavras Chave: Educação. Estudos Culturais das Ciências. Filosofia das Ciências.

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Polizel, A. L., & Oliveira, M. A. de. (2021). CORPOS E MAQUINAÇÕES: PEDAGOGIAS CULTURAIS E EPISTEMES DO CORPO NO FACEBOOK. Revista Valore, 6, 66–78. https://doi.org/10.22408/reva60202179066-78