CORPOS E MAQUINAÇÕES: PEDAGOGIAS CULTURAIS E EPISTEMES DO CORPO NO FACEBOOK
DOI :
https://doi.org/10.22408/reva60202179066-78Résumé
Este manuscrito tem por objetivo traçar considerações acerca das conceptualizações de ciências e das educações no ciberespaço a partir de seu olhar ao corpo. Para tal, nos aventuramos em um grupo da rede social Facebook entre 2017-2018, nominado de “Vale”. O olhar analítico deu-se no acompanhamento dos fluxos de discussões neste período, utilizando como recurso a perspectiva do diagnóstico do presente como mote analítico que emerge do campo dos Estudos Culturais das Ciências e das Educações. Neste percurso analítico evidenciamos a centralidade na construção do corpo na compreensão das ciências-educações, que organizamos em dois eixos discutidos neste manuscrito: a) Tomadas – corpo-função e corpo utilidade; b) Quebra-cabeças e Legos – risos irônicos e ciências modalizáveis.
Palavras Chave: Educação. Estudos Culturais das Ciências. Filosofia das Ciências.Téléchargements
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