TEMAS CONTROVERSOS SOCIOAMBIENTAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: PERCEPÇÕES EM UMA TRILHA INTERPRETATIVA NO PARQUE DO INGÁ, MARINGÁ-PR
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021793101-113Resumo
Este artigo investigou as contribuições da realização de uma trilha interpretativa em um parque urbano como uma alternativa metodológica ao levantamento de controvérsias socioambientais. Trata-se de uma investigação qualitativa, na qual adotamos a modalidade de pesquisa participante. Os dados foram coletados por meio de gravações em áudio e analisados por Análise de Conteúdo. Participaram do estudo 11 professoras da Educação Básica do município de Maringá-PR. Os resultados evidenciaram que a trilha se configurou como uma metodologia relevante para a formação continuada de professores, pois oportunizou reflexões e discussões críticas acerca dos diferentes aspectos que influenciam o ambiente natural, transcendendo os limites da sensibilização de cunho conservacionista.
Palavras Chave: Controvérsia. Educação ambiental crítica. Formação docente.Downloads
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