TEMAS CONTROVERSOS SOCIOAMBIENTAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: PERCEPÇÕES EM UMA TRILHA INTERPRETATIVA NO PARQUE DO INGÁ, MARINGÁ-PR

Authors

  • Aline de Gregório Universidade Estadual de Londrina-PR
  • Anderson de Souza Moser Universidade Federal do Paraná, Curitiba-PR
  • Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021793101-113

Abstract

Este artigo investigou as contribuições da realização de uma trilha interpretativa em um parque urbano como uma alternativa metodológica ao levantamento de controvérsias socioambientais. Trata-se de uma investigação qualitativa, na qual adotamos a modalidade de pesquisa participante. Os dados foram coletados por meio de gravações em áudio e analisados por Análise de Conteúdo. Participaram do estudo 11 professoras da Educação Básica do município de Maringá-PR. Os resultados evidenciaram que a trilha se configurou como uma metodologia relevante para a formação continuada de professores, pois oportunizou reflexões e discussões críticas acerca dos diferentes aspectos que influenciam o ambiente natural, transcendendo os limites da sensibilização de cunho conservacionista.

Palavras Chave: Controvérsia. Educação ambiental crítica. Formação docente.

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Published

2021-07-14

How to Cite

Gregório, A. de, Moser, A. de S., & Moreira, A. L. O. R. (2021). TEMAS CONTROVERSOS SOCIOAMBIENTAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: PERCEPÇÕES EM UMA TRILHA INTERPRETATIVA NO PARQUE DO INGÁ, MARINGÁ-PR. Revista Valore, 6, 101–113. https://doi.org/10.22408/reva602021793101-113