O PROFESSOR QUE LECIONA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PREOCUPAÇÕES E ABORDAGENS

Ana Lúcia Pereira, Sandra Regina Locali, Lucas da Costa Lage, João Carlos Pereira de Moraes

Resumo


Este estudo objetiva analisar as compreensões que professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental têm sobre matemática e seu ensino. A pesquisa é de natureza qualitativa e os dados foram coletados por meio de questionários, realizados com 10 professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma cidade do interior do estado de São Paulo. A análise foi feita a partir dos referenciais da epistemologia da prática e professor reflexivo. Nossos resultados apontam que os professores possuem compreensões positivas em relação ao ensino de matemática, mas falta-lhes aprimoramento e debates em formações continuadas no âmbito da escola. Ou seja, há uma procura por formação, mas poucas ofertas que atendam as expectativas.

Palavras-chave: Professores dos Anos Iniciais; Matemática; Ensino da Matemática; Compreensões docentes.

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DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021797158-169

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008