O PROFESSOR QUE LECIONA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PREOCUPAÇÕES E ABORDAGENS

Autores

  • Ana Lúcia Pereira Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR
  • Sandra Regina Locali Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR
  • Lucas da Costa Lage Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR
  • João Carlos Pereira de Moraes Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021797158-169

Resumo

Este estudo objetiva analisar as compreensões que professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental têm sobre matemática e seu ensino. A pesquisa é de natureza qualitativa e os dados foram coletados por meio de questionários, realizados com 10 professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma cidade do interior do estado de São Paulo. A análise foi feita a partir dos referenciais da epistemologia da prática e professor reflexivo. Nossos resultados apontam que os professores possuem compreensões positivas em relação ao ensino de matemática, mas falta-lhes aprimoramento e debates em formações continuadas no âmbito da escola. Ou seja, há uma procura por formação, mas poucas ofertas que atendam as expectativas.

Palavras-chave: Professores dos Anos Iniciais; Matemática; Ensino da Matemática; Compreensões docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. Editora Contexto, 2002.

BIKLEN, S.; BOGDAN, R. C. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, p. 134-301, 1994.

BOYER, C. B. História da Matemática.Trad. Elza. F. Gomide. Ed. Edgard Blucher, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Nº 9394/96. Brasília: MEC, 1996.

______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática, Ensino de 1a a 4a série. Brasília: MEC/ SEF, 1998.

CURY, H. N. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. Coleção Tendências em Educação Matemática.

D'AMBROSIO, U. Etnomatemática-elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

FIORENTINI, D. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente. Pesquisa qualitativa em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p. 47-76.

GRANDO, R. C. Investigações geométricas na formação de professores que ensinam matemática. In: LOPES, Celi Espasadin Lopes; NACARATO, A. M. Educação Matemática, leitura e escrita: armadilhas, utopias e realidade. Campinas: Mercado das Letras, 2009, p. 201-217

MORAES, J. C. P. Insubordinação, Invenção e Educação Matemática: a produção de reflexões por meio do espaço na formação inicial docente em pedagogia. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2018.

NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L.; PASSOS, C. L. B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental-Tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

NÓVOA, A. et al. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, v. 3, 1992.

PONTE, J. P.; SERRAZINA, M. L. Didáctica da Matemática do 1. º ciclo. Lisboa: Universidade Aberta, p. 11-20, 2000.

PONTE, J. P. et al. O trabalho do professor numa aula de investigação matemática. Quadrante, p. 41-70, 1998.

PONTE, J. P. O novo programa de matemática como oportunidade de mudança para os professores do ensino básico. Interacções, p. 96-114, 2009.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. In: Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 2003.

SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Penso Editora, 1987.

SHULMAN, L. S.; GROSSMAN, P. Knowledgegrowth in teaching: A final report to the Spencer Foundation. Palo Alto, Calif.: Stanford University, 1988.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Artmed Editora, 2009.

ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Educa, 1993.

______. Uma Análise Crítica sobre a “Reflexão” como Conceito Estruturante na Formação Docente. Educação&Sociedade, v. 29, n. 103, 2008.

Downloads

Publicado

2021-07-14

Como Citar

Pereira, A. L., Locali, S. R., Lage, L. da C., & Moraes, J. C. P. de. (2021). O PROFESSOR QUE LECIONA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PREOCUPAÇÕES E ABORDAGENS. Revista Valore, 6, 158–169. https://doi.org/10.22408/reva602021797158-169