O PROFESSOR QUE LECIONA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PREOCUPAÇÕES E ABORDAGENS

Autores/as

  • Ana Lúcia Pereira Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR
  • Sandra Regina Locali Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR
  • Lucas da Costa Lage Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR
  • João Carlos Pereira de Moraes Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021797158-169

Resumen

Este estudo objetiva analisar as compreensões que professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental têm sobre matemática e seu ensino. A pesquisa é de natureza qualitativa e os dados foram coletados por meio de questionários, realizados com 10 professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma cidade do interior do estado de São Paulo. A análise foi feita a partir dos referenciais da epistemologia da prática e professor reflexivo. Nossos resultados apontam que os professores possuem compreensões positivas em relação ao ensino de matemática, mas falta-lhes aprimoramento e debates em formações continuadas no âmbito da escola. Ou seja, há uma procura por formação, mas poucas ofertas que atendam as expectativas.

Palavras-chave: Professores dos Anos Iniciais; Matemática; Ensino da Matemática; Compreensões docentes.

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Publicado

2021-07-14