AS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DO PIBID DE BIOLOGIA DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA: UMA ANÁLISE DA PRÓPRIA PRÁTICA

Bárbara Cristina Heitor Silva, Laise Vieira Gonçalves, Antônio Fernandes Nascimento Junior

Resumo


Com o passar do tempo, a importância da formação inicial de professores tem sido cada vez mais reconhecida e valorizada. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), um programa onde os licenciandos tem a oportunidade de vivenciar a rotina escolar, tem importantes contribuições para essa formação. Neste trabalho faremos uma análise de própria prática numa escola do município de Lavras, onde, durante o estágio supervisionado, foram ministradas aulas de um bimestre letivo aos alunos do 2º ano do Ensino Médio. As atividades foram desenvolvidas a partir das experiências e conhecimentos adquiridos no PIBID de Biologia da UFLA. Cada aula foi relatada e, posteriormente analisada. Como resultados, encontramos temas considerados pela literatura como de uma formação de qualidade. Sendo assim, consideramos que as experiências do PIBID foram significativas para a formação da bolsista.

Palavras-chave: Formação Inicial. PIBID. Estágio Supervisionado.

Texto completo:

PDF

Referências


ARRUDA, M. R. R. Práticas reflexivas na formação inicial de professores para os anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação de Mestrado. Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, 2009.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais - Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998.

BRASIL. Proposta de Diretrizes para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica, em Cursos de Nível Superior. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 28/2001. Disponível em: Acesso em: 06 set. 2019.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. Resolução CNE/CP 02/2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Brasília: 2002. Disponível em: Acesso em: 15 set. 2019.

CAIRES, S. ALMEIDA, L. S.; Vivências e percepções dos estágios pedagógicos: estudo com alunos de licenciaturas em ensino. Psico-USF, v. 8, n. 2, p. 145-153, Jul/dez. 2003.

CARDOSO, G. COSTA, J. H.; RODRIGUES, R. C. C. M. O Estágio Curricular na Formação de Professores do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pelotas. In: Seminário Internacional de Educação em Ciências, Anais Seminário Internacional de Educação em Ciências. Rio Grande, 2011.

CASTOLDI, R. POLINARSKI C. A. Considerações sobre o Estágio Supervisionado por Alunos Licenciandos em Ciências Biológicas. In: VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências. Florianópolis. Anais VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, Florianópolis, 2009.

DAYAN, S. P. A discussão como ferramenta para o processo de socialização e para a construção do pensamento. Educação em Revista, Belo Horizonte, n.45, p. 13-23. jun. 2007

FELÍCIO, H. M.; OLIVERA, R. A. A formação prática de professores no estágio curricular. Educar em Revista, Curitiba, n. 32, p. 215-232, 2008.

GASPARIN, J.L.; PETENUCCI, M.C. Pedagogia histórico crítica: da teoria à prática no contexto escolar. 2012. Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2019.

GODOY, A. S. Introdução à Pesquisa Qualitativa e suas Possibilidades. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, p. 57-63, 1995.

LIMA, S. F. A. GRIGOLI, J. G. A Experiência do Trabalho na Construção dos Saberes Docentes: implicações para a formação inicial. In: IX Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Anais: A articulação dos saberes na sociedade atual: o papel do educador e sua formação. São Paulo - SP: Editora da UNESP, 2007.

MARTINS, M. M. M. C. FARIAS, I. M. S.; CAVALCANTE, M. M. D.; Nos caminhos entre o estágio supervisionado e o PIBID: o que contam os licenciandos de biologia? In: XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de ensino – UNICAMP, 2012, Campinas. Anais XVI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Campinas: Junqueira&Marin Editores, 2012.

MINAYO, M. C. S. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 2000. 269 p.

NASCIMENTO JÚNIOR, A. F.; HEITOR, B. C. Metodologia de ensino de ciências na formação inicial de professores: um relato de experiência no ensino da teoria celular. In: IV Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, 2014, Rio de Janeiro. Anais do IV ENECiências, p. 1-8, 2014.

NUNES, A. V. L.; LINS, S. L. B.; BARACUHY, M. F.; LINS, Z. M. B. Analise de conteúdo: olhar da técnica sobre o preconceito racial no Brasil. Psicologia.com.pt Newsletter, v. 1, p. 1/201-26, 2008.

SAMPAIO, M. N. Quando a Rotina é o Imprevisto, ou o diálogo entre o pré-estabelecido e o contexto dos acontecimentos na sala de aula. Revista Teias (UERJ. Online), v. 5, p. 9-10, 2004.

SAVIANI, D. Escola e Democracia: para além da teoria da curvatura da vara. ANDE - Revista da Associação Nacional de Educação, v. 2, p. 56-64, 1982.

SILVA; T. C. S.; SANTOS, M. O Cotidiano da Sala de Aula: a influência do discurso docente na aprendizagem e na constituição de sujeitos. Revista da Católica, v. 1, p. 292-306, 2009.

SILVA, O. G.; NAVARRO, E. C. Revista Eletrônica da Univar. n.8, v.3 p. 95 -100, 2012.Disponível em: Consultado em: 15, Dez. 2019.

SOBRAL, A. C. M. B.; TEIXEIRA, F. M. Conhecimentos prévios: uma abordagem sobre sua utilização pelos professores de ciências das séries iniciais do Ensino Fundamental. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis. Caderno de Resumos do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Belho Horizonte: Editora ABRAPEC, 2007.

STANZANI, E. L; BROIETTI, F. C. D.; PASSOS, M. M. As contribuições do PIBID ao processo de formação inicial de professores de Química. Química Nova na Escola, v. 34, p. 210-219, 2012.

ZOTOVICI, S. A.; LOPES, B. R.; LARA, Larissa Michelle. Reflexões Sobre o Estágio Supervisionado no Curso de Licenciatura em Educação Física: Entre a Teoria e a Prática. Pensar a Prática (Online), v. 16, p. 568-582, 2013. Disponível em https://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/16593. Consultado em 12 nov. 2019.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021802224-235

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008