MODOS DE (RE)PENSAR A EXPERIMENTAÇÃO E SEUS ENSINOS
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021805263-276Resumo
Esse texto tem por objetivo levantar considerações acerca de: “Como pensar o papel da experimentação nos ensinos de ciências/químicas nas Pedagogias Tradicional, Crítica e Pós-Crítica?”. Para isso, organizamos o texto em três eixos de análise: a) Uma experiência tradicional, no qual levantamos indagações de uma perspectiva tradicionalista de pensar a experimentação; b) Críticas as experimentações e/ou experimentações críticas?, no qual refletimos os potenciais éticos, políticos e conceituais dos processos experimentais; e c) Como experimentar após a crítica?, perspectivas contemporâneas dos modos de experienciar.
Palavras chave: Ensino de Química. Ensino de Ciências. Aulas Experimentais.Downloads
Referências
ARAUJO, Mauro Sérgio Teixeira; ABIB, Maria Lúcia Vital dos Santos. Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Rev. Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 2, p. 176-194, 2003.
BENITE, Anna M. Canavarro, et al. Ensino de Química e a ciência de matriz africana: uma discussão sobre as propriedades metálicas. Rev. Química e sociedade, v. 39, n. 2, p. 131-141, 2017.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online], n.19, pp.20-28, 2002.
CARDOSO, Gabriel Publiese. Gênero da ciência: reflexões sobre a teoria ator-rede e a perspectiva feminista. Mediações – Revista de ciências sociais, v.20, n.1, 2015, p.69-88.
DIAS, Natália; MARQUES, Paloma; MESQUITA, Lucas; DONÁ, Carolina; ROSALEN, Marilena. Avaliação escolar: um estudo no ensino de ciências naturais e suas áreas. Cadernos de Educação – reflexões e debates, v. 16, n.32, 2017, p. 89-105.
FARY, Bruna Adriane; OLIVEIRA, Moises Alves. Uma forma de espanto – pensando uma aula de química com o seriado televisivo Breaking Bad. Actio: Docência em Ciências, v.3, n.1, 2018, p. 167-183.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIORDAN, Marcelo. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química Nova na Escola. n. 10, 43-49, 1999.
GIROUX, Henry. Memória e Pedagogia no maravilhoso Mundo da Disney. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma Introdução aos Estudos Culturais em Educação. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2013, p. 83-100.
JESUS, Yasmin Lima; LOPES, Edinéia Tavares; COSTA, Emmanoel Vilaça. Descobrindo as ciências na cultura indígena: Pinturas corporais. Revista Curía: Múltiplos saberes, v. 1, n.1, p. 1-6, 2015.
LATOUR, Bruno. Give me a laboratory and I will raise the World. In: KNORR-CETINA, Karin; MULKAY, Michel Joseph (Orgs). Science Observed: perpectives on the Social Studies of Science. Londres: Sage, 1983. p. 141-170.
OLIVEIRA, Moises Alves. Alfabetização cientifica no clube de ciências do ensino fundamental: uma questão de inscrição. Rev. Ensaio, v.12, n.2, 2010, p. 11-26.
__________. Estudos de laboratórios no ensino médio a partir de Bruno Latour. Educação & Realidade, n.31, v.1, 2006, p.163-182.
PINHEIRO, Paulo Cesar; GIORDAN, Marcelo. O preparo do sabão de cinzas em minas gerais, brasil: do status de Etnociência à sua mediação para a sala de aula utilizando um Sistema hipermídia etnográfico. Investigações em Ensino de Ciências. V.15, (2), pp. 355-383, 2010.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte, Autêntica, 2 ed, 2002.
SILVA, Roberto Ribeiro da; MACHADO, Patrícia Fernandes Lootens; TUNES, Elizabeth. Experimentar Sem Medo de Errar. In: SANTOS, Wildson Luiz P. dos; MALDANER, Otavio Aloisio; MACHADO, Patrícia Fernandes Lootens (Orgs). Ensino de Química em Foco. Ijuí: Ed. Unijuí. 2ed, 2019. p. 195-216.
SOENTGEN, Jens; HILBERT, Klaus. A química dos povos indígenas na América do Sul. Química nova, v. 39, n. 9, p. 1141-1150, 2016.
SUART, Rita de Cassia.; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro.; LAMAS, Maria Fernanda Penteado. A estratégia “Laboratório Aberto” para a Construção do Conceito de Temperatura de ebulição e a Manifestação de Habilidades Cognitivas. Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, p. 200-207, 2010.
TATSCH, Fabiano Rosa. (Trans)Química: Ensino, abordagens, desafios e possibilidades. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Química, Porto Alegre, 2018. 56 f.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.