MODOS DE (RE)PENSAR A EXPERIMENTAÇÃO E SEUS ENSINOS

Bruna Adriane Fary, Alexandre Luiz Polizel, Moisés Alves de Oliveira, Angela Marta Pereira das Dores Savioli

Resumo


Esse texto tem por objetivo levantar considerações acerca de: “Como pensar o papel da experimentação nos ensinos de ciências/químicas nas Pedagogias Tradicional, Crítica e Pós-Crítica?”. Para isso, organizamos o texto em três eixos de análise: a) Uma experiência tradicional, no qual levantamos indagações de uma perspectiva tradicionalista de pensar a experimentação; b) Críticas as experimentações e/ou experimentações críticas?, no qual refletimos os potenciais éticos, políticos e conceituais dos processos experimentais; e c) Como experimentar após a crítica?, perspectivas contemporâneas dos modos de experienciar.

Palavras chave: Ensino de Química. Ensino de Ciências.  Aulas Experimentais.

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DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021805263-276

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008