MODOS DE (RE)PENSAR A EXPERIMENTAÇÃO E SEUS ENSINOS

Autores

  • Bruna Adriane Fary Universidade Estadual de Londrina-PR
  • Alexandre Luiz Polizel Universidade Estadual de Londrina-PR
  • Moisés Alves de Oliveira Universidade Estadual de Londrina-PR
  • Angela Marta Pereira das Dores Savioli Universidade Estadual de Londrina-PR

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021805263-276

Resumo

Esse texto tem por objetivo levantar considerações acerca de: “Como pensar o papel da experimentação nos ensinos de ciências/químicas nas Pedagogias Tradicional, Crítica e Pós-Crítica?”. Para isso, organizamos o texto em três eixos de análise: a) Uma experiência tradicional, no qual levantamos indagações de uma perspectiva tradicionalista de pensar a experimentação; b) Críticas as experimentações e/ou experimentações críticas?, no qual refletimos os potenciais éticos, políticos e conceituais dos processos experimentais; e c) Como experimentar após a crítica?, perspectivas contemporâneas dos modos de experienciar.

Palavras chave: Ensino de Química. Ensino de Ciências.  Aulas Experimentais.

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Fary, B. A., Polizel, A. L., Oliveira, M. A. de, & Savioli, A. M. P. das D. (2021). MODOS DE (RE)PENSAR A EXPERIMENTAÇÃO E SEUS ENSINOS. Revista Valore, 6, 263–276. https://doi.org/10.22408/reva602021805263-276