FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: O PAPEL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DE ENSINO PARA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Camila Oliveira Lourenço Universidade Federal de Lavras, Lavras - MG
  • Laise Vieira Gonçalves Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’, Bauru -SP
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’, Bauru -SP

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021809318-329

Resumo

Este trabalho busca compreender o papel da disciplina de Metodologia do Ensino de Biologia na formação de licenciandos em Ciências Biológicas da UFLA. Ao final da disciplina, foi pedido que os estudantes avaliassem as aulas desenvolvidas sendo as falas analisadas pela abordagem qualitativa de análise do discurso e enunciados presentes. Os enunciados constituídos foram: Abordagem do conteúdo científico; Importância das disciplinas de metodologia de ensino; Importância do processo avaliativo. Pode-se considerar que as questões colocadas pelos estudantes são fundamentais de serem consideradas no processo de formação docente, uma vez que proporcionam ao futuro docente ter contato com o desenvolvimento de práticas pedagógicas críticas e reflexivas que contribuam para uma práxis efetiva.

Palavras Chave: Formação inicial de professores. Ensino de Biologia. Metodologia de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal/ Mikhail Mikhailovich Bakhtin; prefácio à edição francesa Tenta Todorov; introdução e tradução do russo Paulo Bezerra. – 6° ed. – São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

BAPTISTA, Geilsa Costa Santos. A importância da reflexão sobre a prática de ensino para a formação docente inicial em ciências biológicas. Ensaio: pesquisa em educação em ciências (online), v. 5, n.5, p. 85-93, 2003. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S198321172003000200085&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em 08 de mar. 2020.

CACHAPUZ, António; PRAIA, João; JORGE, Manuela. Da educação em ciência às orientações para o ensino das ciências: um repensar epistemológico. Ciência e Educação, v.10, n.3, p.363-381, 2004.

CORREIA, Marinês Luiza. A formação inicial do professor: os desafios e tensões que a prática pedagó-gica impõe. In: Anais do VI Seminário Pedagogia em Debate, 2005. Curitiba: Universidade Tuiuti do Paraná, 2005. v. único. p. 31-31.

GERHARD, Ana Cristina; FILHO, João Bernardes da Rocha. A fragmentação dos saberes na educação científica escolar na percepção de professores de uma escola de ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 17, p. 125-145, 2012. Disponível em: file:///C:/Users/Camila/Downloads/210-410-1-SM%20(1).pdf. Acesso em: 09 de mar. 2020.

LOURENÇO, Camila Oliveira; CHAVES FILHO, Flávio Henrique; NASCIMENTO JUNIOR, Antonio Fernandes; FESTOZO, Marina Battistetti. O planejamento e a avaliação como elementos estruturantes do estágio supervisionado: a análise de uma prática no curso de licenciatura em ciências biológicas. In: VI Congresso Brasileiro de Educação ‘Educação e formação humana: práxis e transformação social’ (VI CBE). Anais do V CBE - Pesquisas e Formação de Professores: Política e Programas. Bauru: UNESP, 2017.

MELLO, Guiomar Namo de. Formação Inicial de Professores da Educação Básica: uma (re)visão radical. São Paulo em Perspectiva (online). 2000. vol.14, n. 1. p. 98-110. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010288392000000100012&script=sci_abstract. Acesso em 08 de mar. 2020.

NUNES, Cecília Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, ano XXII, nº 74, abr/2001. p. 27-42.

PAULA, Augusto Antonio de; REIS NETO, João Augusto; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. A participação do museu de história natural da universidade federal de lavras na formação inicial de professores de ciências e biologia. In: XXIV Congresso da pós-graduação da UFLA. Anais do 24o Congresso de Pós-Graduação da UFLA, Lavras: UFLA, 2015.

PÉREZ, Daniel Gil; MONTORO, Fernández Isabel; ALÍS, Jaime Carrascosa; PRAIA, João. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência e Educação, v.7, n.2, p.125-153, 2001.

REIS NETO, João Augusto dos. Exu e a descolonização da docência: religiosidade afro-brasileira, cinema e a formação de professores(as). 2019. Dissertação (Mestrado em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares) -Universidade Federal de São João del - Rei, São João del- Rei, 2019.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Tradução Cláu-dia Schilling. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

SILVA, Adriana Pucci Penteado Faria e. Bakhtin. In: Luciano Amaral Oliveira (Org.). Estudos do Dis-curso. Perspectivas Teóricas. 1ed.São Paulo: Parábola Editorial, 2013, p. 45-69.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Avaliação formativa e formação de professores: ainda um desafio. Linhas Críticas (UnB), v. 12, p. 75-90, 2001.

VOLÓCHINOV, Valentín Nikoláievitch. A construção da enunciação. In: VOLÓCHINOV, Valentín Ni-koláievitch (Org.). A construção da Enunciação e Outros Ensaios. São Carlos: Pedro e João Editores, 2013, p. 157-188.

Downloads

Publicado

2021-07-14

Como Citar

Lourenço, C. O., Gonçalves, L. V., & Nascimento Junior, A. F. (2021). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: O PAPEL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DE ENSINO PARA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Valore, 6, 318–329. https://doi.org/10.22408/reva602021809318-329