FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: O PAPEL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DE ENSINO PARA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores/as

  • Camila Oliveira Lourenço Universidade Federal de Lavras, Lavras - MG
  • Laise Vieira Gonçalves Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’, Bauru -SP
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’, Bauru -SP

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021809318-329

Resumen

Este trabalho busca compreender o papel da disciplina de Metodologia do Ensino de Biologia na formação de licenciandos em Ciências Biológicas da UFLA. Ao final da disciplina, foi pedido que os estudantes avaliassem as aulas desenvolvidas sendo as falas analisadas pela abordagem qualitativa de análise do discurso e enunciados presentes. Os enunciados constituídos foram: Abordagem do conteúdo científico; Importância das disciplinas de metodologia de ensino; Importância do processo avaliativo. Pode-se considerar que as questões colocadas pelos estudantes são fundamentais de serem consideradas no processo de formação docente, uma vez que proporcionam ao futuro docente ter contato com o desenvolvimento de práticas pedagógicas críticas e reflexivas que contribuam para uma práxis efetiva.

Palavras Chave: Formação inicial de professores. Ensino de Biologia. Metodologia de ensino.

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Publicado

2021-07-14

Cómo citar

Lourenço, C. O., Gonçalves, L. V., & Nascimento Junior, A. F. (2021). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: O PAPEL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DE ENSINO PARA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Valore, 6, 318–329. https://doi.org/10.22408/reva602021809318-329