RELAÇÕES CONCEITUAIS NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: POSSIBILIDADES NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)

Autores

  • Daniele Back Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo-RS
  • Fabiane de Andrade Leite Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo-RS

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021818411-424

Resumo

Apresenta-se neste texto um estudo sobre possibilidades de relações conceituais entre Química, Física e Biologia. A pesquisa foi conduzida em duas etapas: uma revisão bibliográfica nos ANAIS do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação nas Ciências e uma análise de questões de Química em avaliações do ENEM. Identificou-se que as relações conceituais podem apresentar-se sob três possibilidades: através da contextualização com o meio social, por meio de relações entre conceitos de diferentes disciplinas e por meio de relações entre conceitos de uma mesma disciplina. O estudo possibilitou a compreensão de distintas perspectivas de relações conceituais que podem contribuir na construção de currículos na área de Ciências da Natureza, e que são fundamentais para qualificar o trabalho docente.

Palavras-chave: Ciências da Natureza. Relações Conceituais. Contextualização. Interdisciplinaridade.

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Back, D., & Leite, F. de A. (2021). RELAÇÕES CONCEITUAIS NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: POSSIBILIDADES NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM). Revista Valore, 6, 411–424. https://doi.org/10.22408/reva602021818411-424