RELAÇÕES CONCEITUAIS NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: POSSIBILIDADES NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021818411-424Resumen
Apresenta-se neste texto um estudo sobre possibilidades de relações conceituais entre Química, Física e Biologia. A pesquisa foi conduzida em duas etapas: uma revisão bibliográfica nos ANAIS do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação nas Ciências e uma análise de questões de Química em avaliações do ENEM. Identificou-se que as relações conceituais podem apresentar-se sob três possibilidades: através da contextualização com o meio social, por meio de relações entre conceitos de diferentes disciplinas e por meio de relações entre conceitos de uma mesma disciplina. O estudo possibilitou a compreensão de distintas perspectivas de relações conceituais que podem contribuir na construção de currículos na área de Ciências da Natureza, e que são fundamentais para qualificar o trabalho docente.
Palavras-chave: Ciências da Natureza. Relações Conceituais. Contextualização. Interdisciplinaridade.Descargas
Citas
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 1. ed. São Paulo: Edições, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Parecer CNE/CEB nº 7 de 09 de julho de 2010. Brasília, Distrito Federal, 2010. 78p.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Resolução Nº 2 de 30 de janeiro de 2012. Brasília, Distrito Federal, 2012. 546p.
BRASIL. Ministério da Educação. Novo Enem. 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13318&Itemid=921 >. Acesso em: 28 out. 2018.
CORRÊA A. L.; LOPES JUNIOR, J.; CALDEIRA, A. M. de A. O ensino e a aprendizagem de evolução biológica no âmbito do Currículo do Estado de São Paulo e na matriz de referência do Enem. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011, Campinas. Anais eletrônicos...Campinas: UNICAMP, 2011.
COSTA-BEBER, L. B.; MALDANER, O. A.; GEHLEN, S. T.; PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C. Movimentos de mudança nos processos seletivos de Universidades Públicas da Região Sul do Brasil a partir do novo ENEM. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 15., Brasília. Anais eletrônicos...Brasília: UnB, 2010.
INEP. Histórico ENEM. 2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/enem/historico. Acesso em: fev, 2020.
MACENO, N. G.; RITTER-PEREIRA, J.; MALDANER, O. A.; GUIMARÃES, O. M. A Matriz de Referência do ENEM 2009 e o Desafio de Recriar o Currículo de Química na Educação Básica. Química Nova na Escola, v. 33, n. 3, ago. 2011.
MALDANER, O. A. A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química: professores/pesquisadores. 2 ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.
MOTA, A. T.; SILVA, L. T. da. Uma abordagem interdisciplinar da fermentação alcoólica: estudo aplicado ao módulo I do curso de eletrotécnica na modalidade PROEJA do INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE. 2012. 74f. Monografia (Curso de Graduação em Ciências da Natureza - Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2012.
PELLEGRIN, T. P. A mediação “dia a dia/cotidiano” na apropriação dos conhecimentos científicos e suas manifestações nas questões de Ciências da Natureza do ENEM. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11., 2017, Florianópolis. Anais eletrônicos...Florianópolis: UFSC, 2017.
PEREIRA, A. F. P.; MEDEIROS, E. P. de; SILVA, M. G. da; SILVA, V. F. da; JÓFILI, Z. M. S.; CARNEIRO-LEÃO, A. M. A. Articulação entre Biologia e Matemática: uma abordagem fundamentada nas provas do Enem. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011, Campinas. Anais eletrônicos...Campinas: UNICAMP, 2011.
SILVA, E. L. Contextualização no ensino de química: ideias e proposições de um grupo de professores. 2007. 143f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Instituto de Química da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
STADLER, J. P.; HUSSEIN, F. R. G. S. O perfil das questões de ciências naturais do novo Enem: interdisciplinaridade ou contextualização? Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 2, p. 391-402, 2017.
VYGOSTKY, L. S. Pensamento e Linguagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
WENZEL, J. S. A significação conceitual em Química em processo orientado de escrita e reescrita e a ressignificação da prática pedagógica. 2013. 230 f. Tese (Doutorado em Educação nas Ciências) – Unijuí, Programa de Pós-Graduação Scricto Sensu em Educação nas Ciências, Ijuí, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.