OFICINAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO ENEQ (2008-2018)

Autores

  • Danieli Azanha Gazzoni Takahashi Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR
  • Ananda Jacqueline Bordoni Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR
  • Marcelo Pimentel da Silveira Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR
  • Neide Maria Michellan Kiouranis Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021819425-437

Resumo

Fundamenta-se teoricamente na importância da discussão do desenvolvimento de trabalhos relacionados às oficinas no âmbito do Ensino de Química, tendo como objetivo investigar os pressupostos teóricos que constituem o planejamento dos mesmos que foram encontrados nos anais do ENEQ (2008-2018). De cunho qualitativo do tipo bibliográfica, foram analisados um total de vinte e oito trabalhos. Categorizou-se os pressupostos teóricos de ensino recorrentes no corpus de pesquisa, resultando em três categorias emergentes: pedagógicas, temática e filosóficas. A análise evidenciou o crescente índice de trabalhos relacionados ao tema em quase todas as edições, assim como há diferentes concepções teóricas que fundamentam e discutem o tema em questão.

Palavras chave: Ensino de Química, Tendências de Ensino, Oficinas temáticas.

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Takahashi, D. A. G., Bordoni, A. J., Silveira, M. P. da, & Kiouranis, N. M. M. (2021). OFICINAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO ENEQ (2008-2018). Revista Valore, 6, 425–437. https://doi.org/10.22408/reva602021819425-437