OFICINAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO ENEQ (2008-2018)

Danieli Azanha Gazzoni Takahashi, Ananda Jacqueline Bordoni, Marcelo Pimentel da Silveira, Neide Maria Michellan Kiouranis

Resumo


Fundamenta-se teoricamente na importância da discussão do desenvolvimento de trabalhos relacionados às oficinas no âmbito do Ensino de Química, tendo como objetivo investigar os pressupostos teóricos que constituem o planejamento dos mesmos que foram encontrados nos anais do ENEQ (2008-2018). De cunho qualitativo do tipo bibliográfica, foram analisados um total de vinte e oito trabalhos. Categorizou-se os pressupostos teóricos de ensino recorrentes no corpus de pesquisa, resultando em três categorias emergentes: pedagógicas, temática e filosóficas. A análise evidenciou o crescente índice de trabalhos relacionados ao tema em quase todas as edições, assim como há diferentes concepções teóricas que fundamentam e discutem o tema em questão.

Palavras chave: Ensino de Química, Tendências de Ensino, Oficinas temáticas.

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DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021819425-437

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008