A FORMAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE QUEDA LIVRE DOS CORPOS: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA À LUZ DE GASTON BACHELARD

Débora Oliveira dos Santos, José Vicente de Souza Aguiar

Resumo


O artigo tem como objetivo identificar os obstáculos epistemológicos na formação de conceitos sobre queda livre na perspectiva de Bachelard. Utilizamos como recurso o vídeo “Experiência da bola de boliche e uma pena numa câmera a vácuo” do YouTube e demonstrações de equações. O trabalho contou com a participação dos alunos de uma escola de Manaus, da 1ª série do Ensino Médio. Os primeiros resultados apontam a presença de obstáculos epistemológicos propostos por Bachelard, como o obstáculo verbal, realista e unitário, os quais demonstram as dificuldades dos alunos em compreender os conceitos de queda livre.

Palavras Chave: Obstáculos Epistemológicos. Queda livre. Ensino de Física.

Texto completo:

PDF

Referências


BACHELARD, G. A Formação do Espírito Científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

Experimento de Galileu realizado na Maior câmara de vácuo do mundo. Produção: Ciência Tube. [S. l.]: YouTube, 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qSeW0f51QzY&t=140s. Acesso em: 9 abr. 2019.

ROCHA, T. U. A epistemologia de Bachelard e suas potencialidades para o ensino de física na educação básica. Disponível em http://educere.bruc.com.br/ANAIS2013/pdf/9299_6031.pdf. Acesso em: 28 de abril de 2019.

ROCHA, T. A epistemologia de bachelard e suas potencialidades para o ensino de física na educação básica. XI Congresso Nacional de Educação, Curitiba, 2013.

SOUZA, M. P. et al. A construção do conceito sobre a queda livre dos corpos por meio de atividades investigativas. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2009.

PAIS, L. C. (2002). Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. 2a ed. Belo Horizonte: Autêntica.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021821449-459

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008