A FORMAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE QUEDA LIVRE DOS CORPOS: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA À LUZ DE GASTON BACHELARD
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021821449-459Resumo
O artigo tem como objetivo identificar os obstáculos epistemológicos na formação de conceitos sobre queda livre na perspectiva de Bachelard. Utilizamos como recurso o vídeo “Experiência da bola de boliche e uma pena numa câmera a vácuo” do YouTube e demonstrações de equações. O trabalho contou com a participação dos alunos de uma escola de Manaus, da 1ª série do Ensino Médio. Os primeiros resultados apontam a presença de obstáculos epistemológicos propostos por Bachelard, como o obstáculo verbal, realista e unitário, os quais demonstram as dificuldades dos alunos em compreender os conceitos de queda livre.
Palavras Chave: Obstáculos Epistemológicos. Queda livre. Ensino de Física.Downloads
Referências
BACHELARD, G. A Formação do Espírito Científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
Experimento de Galileu realizado na Maior câmara de vácuo do mundo. Produção: Ciência Tube. [S. l.]: YouTube, 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qSeW0f51QzY&t=140s. Acesso em: 9 abr. 2019.
ROCHA, T. U. A epistemologia de Bachelard e suas potencialidades para o ensino de física na educação básica. Disponível em http://educere.bruc.com.br/ANAIS2013/pdf/9299_6031.pdf. Acesso em: 28 de abril de 2019.
ROCHA, T. A epistemologia de bachelard e suas potencialidades para o ensino de física na educação básica. XI Congresso Nacional de Educação, Curitiba, 2013.
SOUZA, M. P. et al. A construção do conceito sobre a queda livre dos corpos por meio de atividades investigativas. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2009.
PAIS, L. C. (2002). Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. 2a ed. Belo Horizonte: Autêntica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.