PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O TEMA CÂNCER PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES E LIMITES
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021823460-470Resumo
O presente trabalho teve como objetivo a elaboração de uma proposta de sequência didática envolvendo atividades baseadas na resolução de problemas sobre o tema câncer para utilização no Ensino Fundamental, com caráter interdisciplinar das áreas da física, química e biologia. A sequência didática foi elaborada partindo de quatro temas centrais: DNA, Radiações, Protetor solar e Radioatividade. Acreditamos que esse material possa promover um maior interesse dos alunos fazendo com que deixem de ser espectadores e tornem-se sujeitos atuantes no processo de construção do conhecimento. Pretende-se realizar uma validação da sequência didática e desenvolvê-la em sala de aula para indicar além de suas potencialidades e limitações, as implicações da inserção da temática no ensino de ciências.
Palavras Chave: Ensino de Ciências. Sequência didática. Resolução de problemas.Downloads
Referências
AULER, D; BAZZO, W. A. Reflexões para a Implementação do Movimento CTS no Contexto Educaci-onal Brasileiro. Ciência & Educação, v. 7, n. 1, p. 1-13, 2001.
BAZZO, W. A; LINSINGEN, I; PEREIRA. L. T. do V. (Eds.). Introdução aos estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Cadernos de Ibero-América. Madri: Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2003.
BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino em Física, v.19, n3, p. 291-313, 2002.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. 364 p.
FRANCISCO JUNIOR, W. E.; GARCIA JÚNIOR, O. Leitura em sala de aula: Um caso envolvendo o funcionamento da ciência. Revista Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, 2010.
INCA - Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva. 2018. Disponível em: <https://cbdl.org.br/inca-solta-estimativa-de-numeros-de-cancer-no-brasil-em-2018-2019/#:~:text=O%20Instituto%20Nacional%20de%20C%C3%A2ncer,em%202018%20e%20em%202019.&text=O%20segundo%20lugar%20%C3%A9%20o,pulm%C3%A3o%2C%20com%2018%20mil%20pacientes> Acesso em: 03 de março de 2020.
KOUDELA, I. D; SANTANA, A. P. Abordagens metodológicas do teatro na educação. Ciências Hu-manas em Revista, v. 3, n. 2, p. 145-154, 2005.
LÓPEZ, J. L. L. & CEREZO, J. A. L. (1996). Educación CTS en acción: enseñanza secundaría y universidad. In M. I. G., Garcia, J. A. L., Cerezo e J. L., Lopez (Orgs.). Ciencia, tecnología y sociedad: una introducción al estudio social de la ciencia y la tecnología, (p. 225- 252). Madrid: Editorial Tec-nos.
MEDEIROS, A; MEDEIROS, C. F. Possibilidades e Limitações Computacionais no Ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 24, n. 2, 2002.
MOREIRA, A. M. Teorias de aprendizagem. EPU: São Paulo, 1999.
SANGIOGO, F. A; ZANON, L. B. Mobilização de linguagens e pensamentos necessários à compreensão de modelos de estruturas submicroscópicas em aulas de ciências. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (VII Enpec). Anais… Florianópolis: UFSC, 2009.
SANTOS, W. P.; MORTIMER, E. F. Uma Análise de Pressupostos Teóricos da Abordagem C-T-S (Ciên-cia - Tecnologia - Sociedade) no Contexto da Educação Brasileira. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, dez. 2002.
SILVA, D. R. Resolver problema a partir de uma proposta pedagógica contextualizada com a rea-lidade dos alunos: uma possibilidade para o ensino de ciências. Tese de Mestrado em Educação em Ciências – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
SILVA, D. R; PINO, J. D. Aulas de Ciências na oitava série do ensino fundamental: uma proposta de projeto curricular como processo em construção. Revista Ciência e Educação, v. 16, n. 2, p. 447-464, 2010.
SOUZA, V. C. A; JUSTI, R. Estudo da utilização da modelagem como estratégia para fundamentar uma proposta de ensino à energia envolvida nas transformações químicas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 2, 2010.
TAXINI, C. L.; PUGA, C. C. I.; SILVA, C. S. F.; OLIVEIRA, R. R. Proposta de uma sequência didática para o ensino do tema "estações do ano" no ensino fundamental. Revista Ensaio, v. 14, n. 01, p. 81-97, 2012.
ZABALA, A. A Prática Educativa: Como educar. Porto Alegre, 1998.
ZANON, L. B; UHMANN, R. I. M. O desafio de inserir a experimentação no Ensino de Ciências e entender a sua função pedagógica. XVI Encontro Nacional de Ensino de Química e X Encontro de Educação Química da Bahia, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.