PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O TEMA CÂNCER PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES E LIMITES

Denise Azevedo, Luciana Borowski Pietricoski, Lourdes Aparecida Della Justina

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo a elaboração de uma proposta de sequência didática envolvendo atividades baseadas na resolução de problemas sobre o tema câncer para utilização no Ensino Fundamental, com caráter interdisciplinar das áreas da física, química e biologia. A sequência didática foi elaborada partindo de quatro temas centrais: DNA, Radiações, Protetor solar e Radioatividade. Acreditamos que esse material possa promover um maior interesse dos alunos fazendo com que deixem de ser espectadores e tornem-se sujeitos atuantes no processo de construção do conhecimento. Pretende-se realizar uma validação da sequência didática e desenvolvê-la em sala de aula para indicar além de suas potencialidades e limitações, as implicações da inserção da temática no ensino de ciências.

Palavras Chave: Ensino de Ciências. Sequência didática. Resolução de problemas.

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DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021823460-470

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008