MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SUA RELAÇÃO COM AS PROPOSTAS CURRICULARES OFICIAIS

Maria Eduarda Bittencourt Camargo Fogaça, Eloize Caroline dos Santos, Dionísio Burak, João Carlos Pereira de Moraes

Resumo


O presente trabalho objetiva analisar a relação entre a Modelagem Matemática na perspectiva de Burak (1992) e as propostas curriculares oficiais Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Para tal finalidade, realizou-se uma pesquisa documental, comparando a relação entre os documentos oficiais com a perspectiva de Modelagem Matemática abordada. Mediante a análise, observa-se que relações positivas entre os objetos de estudo podem ser pensadas, na qual essas relações possibilitam ao docente que utiliza a Modelagem Matemática em suas aulas, apoio nos documentos curriculares oficiais.  Além disso, o trabalho com esta metodologia de ensino oferece contribuição para uma participação ativa dos estudantes, bem como mediações mais efetivas dos docentes.

Palavras Chave: Modelagem Matemática; Metodologias de Educação Matemática; Documentos curriculares oficiais

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021828523-532

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008