MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SUA RELAÇÃO COM AS PROPOSTAS CURRICULARES OFICIAIS

Autores

  • Maria Eduarda Bittencourt Camargo Fogaça Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa-PR
  • Eloize Caroline dos Santos Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa-PR
  • Dionísio Burak Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa-PR
  • João Carlos Pereira de Moraes Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa-PR

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021828523-532

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar a relação entre a Modelagem Matemática na perspectiva de Burak (1992) e as propostas curriculares oficiais Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Para tal finalidade, realizou-se uma pesquisa documental, comparando a relação entre os documentos oficiais com a perspectiva de Modelagem Matemática abordada. Mediante a análise, observa-se que relações positivas entre os objetos de estudo podem ser pensadas, na qual essas relações possibilitam ao docente que utiliza a Modelagem Matemática em suas aulas, apoio nos documentos curriculares oficiais.  Além disso, o trabalho com esta metodologia de ensino oferece contribuição para uma participação ativa dos estudantes, bem como mediações mais efetivas dos docentes.

Palavras Chave: Modelagem Matemática; Metodologias de Educação Matemática; Documentos curriculares oficiais

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRANDT, C.F; BURAK, D; KLUBER. T.E. Modelagem Matemática: perspectivas, experiências, reflexões e teorizações. 2ed. Ver. Ponta grossa, editora UEPG 2016. 226.p

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. MEC/Secretaria da Educação Básica, 2018.

______. Base Nacional Comum Curricular. MEC/Secretaria da Educação Básica, 2017.

______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997

______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC,2000

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

__________. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial, 1988.

Burak, D. Modelagem Matemática: ações e interações no processo de ensino aprendizagem. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1992

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed São Paulo: Atlas, 2008.

KLÜBER, T. E.; BURAK, D. Concepções de Modelagem Matemática: contribuições teóricas. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 17-34, 2008.

MORENO, J. C. História na Base Nacional Comum Curricular: déjá vu e novos dilemas no século XXI. Londrina, v.22, n.1, p. 07-27, 2016.

Downloads

Publicado

2021-07-14

Como Citar

Fogaça, M. E. B. C., Santos, E. C. dos, Burak, D., & Moraes, J. C. P. de. (2021). MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SUA RELAÇÃO COM AS PROPOSTAS CURRICULARES OFICIAIS. Revista Valore, 6, 523–532. https://doi.org/10.22408/reva602021828523-532