MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SUA RELAÇÃO COM AS PROPOSTAS CURRICULARES OFICIAIS

Autores

  • Maria Eduarda Bittencourt Camargo Fogaça Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa-PR
  • Eloize Caroline dos Santos Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa-PR
  • Dionísio Burak Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa-PR
  • João Carlos Pereira de Moraes Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa-PR

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021828523-532

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar a relação entre a Modelagem Matemática na perspectiva de Burak (1992) e as propostas curriculares oficiais Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Para tal finalidade, realizou-se uma pesquisa documental, comparando a relação entre os documentos oficiais com a perspectiva de Modelagem Matemática abordada. Mediante a análise, observa-se que relações positivas entre os objetos de estudo podem ser pensadas, na qual essas relações possibilitam ao docente que utiliza a Modelagem Matemática em suas aulas, apoio nos documentos curriculares oficiais.  Além disso, o trabalho com esta metodologia de ensino oferece contribuição para uma participação ativa dos estudantes, bem como mediações mais efetivas dos docentes.

Palavras Chave: Modelagem Matemática; Metodologias de Educação Matemática; Documentos curriculares oficiais

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Referências

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Fogaça, M. E. B. C., Santos, E. C. dos, Burak, D., & Moraes, J. C. P. de. (2021). MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SUA RELAÇÃO COM AS PROPOSTAS CURRICULARES OFICIAIS. Revista Valore, 6, 523–532. https://doi.org/10.22408/reva602021828523-532