INSERÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NOS DIÁLOGOS CTSA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA POR PRÁTICAS COLABORATIVAS

Autores

  • Emerson Nunes da Costa Gonçalves Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP
  • Mauricio Compiani Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP
  • Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá-PR

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021829533-545

Resumo

Buscou-se identificar como uma proposta formativa para professores alfabetizadores, sobre ensino de Ciências, pode inseri-los nas discussões da educação em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), quando desenvolvida a partir da construção de um grupo colaborativo. Adotou-se a pesquisa-ação-colaborativa, sendo sujeitos 25 professoras, pedagogas, com os dados coletados das suas narrativas a partir de um grupo focal, no final do processo formativo, interpretados por análise de conteúdo. Percebeu-se que a constituição do grupo colaborativo possibilitou a criação de um espaço dialógico rico, de trocas de experiências pela valorização da prática docente, com construção de conhecimentos sobre o ensino de Ciências para crianças em fase de alfabetização na perspectiva da educação CTSA.

Palavras Chave: Alfabetização científica. Formação de professores. Anos iniciais.

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Gonçalves, E. N. da C., Compiani, M., & Magalhães Júnior, C. A. de O. (2021). INSERÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NOS DIÁLOGOS CTSA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA POR PRÁTICAS COLABORATIVAS. Revista Valore, 6, 533–545. https://doi.org/10.22408/reva602021829533-545