INSERÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NOS DIÁLOGOS CTSA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA POR PRÁTICAS COLABORATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021829533-545Abstract
Buscou-se identificar como uma proposta formativa para professores alfabetizadores, sobre ensino de Ciências, pode inseri-los nas discussões da educação em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), quando desenvolvida a partir da construção de um grupo colaborativo. Adotou-se a pesquisa-ação-colaborativa, sendo sujeitos 25 professoras, pedagogas, com os dados coletados das suas narrativas a partir de um grupo focal, no final do processo formativo, interpretados por análise de conteúdo. Percebeu-se que a constituição do grupo colaborativo possibilitou a criação de um espaço dialógico rico, de trocas de experiências pela valorização da prática docente, com construção de conhecimentos sobre o ensino de Ciências para crianças em fase de alfabetização na perspectiva da educação CTSA.
Palavras Chave: Alfabetização científica. Formação de professores. Anos iniciais.Downloads
Literaturhinweise
ALMEIDA, Mariange Cerqueira et al. Pesquisa colaborativa: um caminho para superação da lacuna pesquisa-ação e promoção de desenvolvimento. In: SEPULVEDA, Claudia; ALMEIDA, Mariangela Cerqueira (org.). Pesquisa Colaborativa e inovações educacionais em ensino de biologia. Feira de Santana: Uefs, 2016. Cap. 1. p. 17-47.
AULER, Décio; BAZZO, Walter Antônio. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 1, p. 1-13, 2001. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-73132001000100001. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132001000100001&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 05 maio 2019.
BACKES, Dirce Stein et al. Grupo focal como técnica de coleta e análise de dados em pesquisas qualitativas. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 35, n. 4, p. 438-442, 30 mar. 2011. Centro Universitário São Camilo – São Paulo. http://dx.doi.org/10.15343/0104-7809.2011354438442. Disponível em: https://www.revistamundodasaude.com.br/assets/artigos/2011/88/10_GrupoFocal.pdf. Acesso em: 10 ago. 2019.
BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro Editora, 2002. 159 p. (Série Pesquisa em Educação, V3). Tradução de Lucie Didio.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. 280 p. 2 f. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro.
BAZZO, W. A.; LISINGEN, I. V.; PEREIRA, L. T. V. Introdução aos Estudos CTS (Ciên¬cia, Tecnologia e Sociedade). Cadernos de Ibero América. OEI-Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura. Espanha: Madrid, 2003.
BIZZO, Nélio Marco Vicenzo. Metodologia e prática de ensino de ciências: a aproximação do estudante de magistério das aulas de ciências. In: PICONEZ, Stela C. Bertholo et al (org.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas, SP: Papirus, 1991. Cap. 5. p. 75-87. (Magistério: formação e trabalho pedagógico).
CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. Habilidades de professores para promover a enculturação científica. Revista Contexto & Educação, Juí, v. 22, n. 77, p. 25-49, 20 maio 2007. Disponível em: https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/1084/. Acesso em: 20 jan. 2020.
CHRISPINO, A. Introdução aos Enfoques CTS - Ciência, Tecnologia e Sociedade - na Educação e no Ensino. 1. ed. Madrid - Espanha: OEI - Organização dos estados Iberoamericanos, 2017. v. 1. 181p.
DESGAGNÉ, Serge. O conceito de pesquisa colaborativa: a idéia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos. Revista Educação em Questão, Natal, v. 29, n. 15, p. 7-35, maio 2007. Tradução Adir Luiz Ferreira, Margarete Vale Sousa. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4443/3629. Acesso em: 20 ago. 2019.
FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de Conteúdo. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2018. 87 p. (Série Pesquisa).
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pesquisa-ação e prática docente: articulações possíveis, volume 1. In: PIMENTA, Selma Garrido; FRANCO, Maria Amélia Santoro (org.). Pesquisa em educação: possibilidades investigativas, formativas da pesquisa-ação. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012. Cap. 3. p. 103-138.
FRANCO, Maria Amélia Santoro; LISITA, Verbena Moreira Soares de Sousa. Pesquisa-ação: limites e possibilidades na formação docente, volume 2. In: PIMENTA, Selma Garrido; FRANCO, Maria Amélia Santoro (org.). Pesquisa em educação: possibilidades investigativas, formativas da pesquisa-ação. São Paulo: Edições Loyola, 2012. Cap. 2. p. 41-70.
FRANCO, Maria Amélia Santoro; SIMÃO, Margarida Veiga. Editorial: Dossiê: Pesquisa-ação em diferentes feições colaborativas. Revista EstreiadiÁlogos: Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa, Braga, v. 3, n. 1, p. 9-14, jul. 2018. Disponível em: https://8835c378-42a1-4ae0-9760-5ce4b8d2d152.filesusr.com/ugd/eb8d33_f68561840cde40d5b0ad8cb6bf70a88. Acesso em: 19 maio 2019.
GONÇALVES, Emerson Nunes da Costa; COMPIANI, Mauricio; MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira. O ensino de ciências e a formação continuada de professores alfabetizadores: reconhecendo o campo de pesquisa. Actio: Docência em Ciências, Curitiba, v. 4, n. 3, p. 270-291, 31 dez. 2019. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). http://dx.doi.org/10.3895/actio.v4n3.10507. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10507. Acesso em: 05 mar. 2020.
LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. 45-61, jun. 2001. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172001030104. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172001000100045&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 05 fev. 2020.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Epu, 1986.
PEDRETTI, Erminia; NAZIR, Joanne. Currents in STSE education: mapping a complex field, 40 years on. Science Education, [s.l.], v. 95, n. 4, p. 601-626, 25 jan. 2011. Wiley. http://dx.doi.org/10.1002/sce.20435. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/sce.20435. Acesso em: 05 jan. 2020.
PIMENTA, Selma Garrido. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 521-539, dez. 2005. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022005000300013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022005000300013&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 05 jan. 2020.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Contextualizações no ensino de ciências por meio de temas cts em uma perspectiva crítica. Ciência & Educação, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 1-12, nov. 2007. Número especial. Disponível em: http://files.gpecea-usp.webnode.com.br/200000358-0e00c0e7d9/AULA%206-%20TEXTO%2014-%20CONTEXTUALIZAC. Acesso em: 05 jan. 2020.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Significados da educação científica com enfoque cts. In: SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; AULER, Décio. Cts e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011. Cap. 1. p. 21-47.
SILVA, Sorái Vaz da; LORENZETTI, Leonir. Formação de conceitos em ciências: as potencialidades de um curso de formação continuada para professores generalistas. Ciências em Foco, Campinas, v. 10, n. 2, p. 74-84, 07 dez. 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9833/5178. Acesso em: 05 jan. 2020.
VIEIRA, Rui Marques; TENEIRO-VIEIRA, Celina; MARTINS, Isabel P. A Educação em ciências com orientação cts: atividades para o ensino básico. Porto: Areal Editores, 2012.
VILCHES, Amparo; GIL-PÉREZ, Daniel; PRAIA, João. De cts a ctsa: educação por um futuro sustentável. In: SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; AULER, Décio (org.). Cts e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011. Cap. 6. p. 161-184.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.