O ENSINO DE QUÍMICA SOB A PERSPECTIVA INTERCULTURAL: A BORRACHA NA AMAZÔNIA

Ercila Pinto Monteiro, Andréia Cardoso Couto

Resumo


O presente artigo apresenta uma pesquisa etnográfica que revela elementos históricos e culturais sobre “A borracha na Amazônia” para a contextualização no ensino de Química. Dessa maneira, a partir da leitura de mundo dos nativos, vincularam-se os saberes locais com os globais para a produção de uma sequência didática sob a perspectiva intercultural. A pesquisa aconteceu entre agosto a dezembro de 2019 e as visitas feitas no museu do Seringal em Manaus e a entrevista com um ex-seringueiro da região tornaram possível a construção de uma proposta didática vinculada à pedagogia culturalmente responsável em sala de aula, a qual corrobora para o desenvolvimento integral do estudante, além da valorização cultural, histórica e social.

Palavras Chave: Multicultural. Ensino de Química. Amazônia.

Texto completo:

PDF

Referências


AIKENHEAD, G. et al (org). Enhancing school science with indigenous knowledge: What we know from teachers and research. Handbook Saskatoon Public Schools: Inspiring Learning, 2014.

AIKENHEAD, G.S. Cross-cultural science teaching: rekindling traditions for aboriginal students Canadian. Journal of Science, Mathematics and Technology Education, p. 287-304, 2010.

AIKENHEAD, G.S. Student’s ease in crossing cultural borders into school science. Culture and Comparative Studies, v. 85, issue 2, p. 180-188, 2001.

AIKENHEAD, G.S. Toward a first Nations Cross-Cultural Science and Technology curriculum. Culture and Comparative studies, v. 81, issue 2, p. 217-238, 1997.

BANKS, C.A.M.; BANKS, J.A. Equity pedagogy: An essential component of multicultural education. Theory into Pratice, v. 34, n. 3, p. 152-158, 1995.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília: INEP, 2017.

CARTER, L. A place for alternative readings: Can they be of use? Responding to comments on “Thinking differently about cultural diversity: Using postcolonial theory to (Re)read science education”. Science Education, 89, p. 913-919, 2005.

CAZDEN, C., LEGGETT, E. Culturally responsive education: A response to LAU remedies II. Washington, DC: U.S. Department of Health, Education, and Welfare, 1976.

COBERN, W.W. Worldview theory and science education research: Fundamental epistemological structure as a critical factor in science learning and attitude development. National Association for research in science teaching, San Francisco, 1989.

HINES, S.M. Multicultural Science Education-Theory, Practice, and Promise. New York: Peter Lang, p. 217, 2003.

JEGEDE, O. Collateral learning and the eco-cultural paradigm in science and mathematics education in Africa. Studies in Science Education, v. 25, p. 97-137, 1995.

LA CONDAMINE, C.M. Viagem pelo Amazonas. São Paulo: editora Nova Fronteira, p. 156, 1992.

MALINOWSKI, B. El cultivo de la tierra y los ritos agrícolas em las Islas Trobriand. Espanha: Labor Universitária, p 465-489, 1977.

MARTINS. J.S. Situações práticas de ensino e aprendizagem significativa. Campinas, SP: Autores Asssociados, 2009.

MEINARDI, E. Interculturalidad y enseñanza de las ciencias: una perspectiva que nos lleva a revisar críticamente nuestras concepciones tradicionales sobre las finalidades de la educación. Revista de Educación en Biologia, vol. 20, n.2, p. 113-119, 2017.

MONTEIRO, E. P. Educação científica intercultural: contribuições para o ensino de química nas escolas indígenas Ticuna do Alto Solimões-AM. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2018.

MONTEIRO, E.P.; ZULIANI, S.R.Q.A. e ALMEIDA, A.W.B. Estudos culturais para o ensino de ciências em uma perspectiva crítica e pós-colonial: o caso da etnociência. In: XI ENPEC, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2017.

MORIN, E. Os setes saberes necessários à educação do futuro. 10a edição, São Paulo: Editora Cortez, 2000.

O’HERN, D.M. e NOZAKI, Y. Natural Science education, indigenous knowledge, and sustainable development in rural and urban schools in Kenya. Toward critical postcolonial curriculum policies and practices. Sense Publishers, p. 162, 2014.

OGAWA, M. Multi-science perspectives and implications for Science education. Science Education, v. 79, Issue 5, p. 583-593, 1995.

OGAWA, M. Science Education Japanized and Education of Japanese Indigenous Science. In: International Academic Conference of Indigenous Science and Mathematics Education, National Taitung University, Taitung: Taiwan, October, 2008.

RAMIREZ, L.L.; FRANCO, A.G. La educación científica intercultural: de los beneficios teóricos a los problemas prácticos. Revista de Derechos Humanos y Estudios Sociales, año III, n. 6, 2011, p. 12-31, ISSN 1889-8068.

RICHARDS, H.V.; BROWN, A.F. e FORDE, T.B. Addressin Diversity in Schools: Culturally Responsive Pedagogy. Teaching Exceptional Children, v.39, n.3, p. 64-68, 2007.

SANTOS, B.S. Una epistemologia del Sur: La reivención del conocimiento y la emancipación social. México: CIDOB, 368p, 2009.

SHIZHA, E. Critical analysis of problems encountered in incorporating indigenous knowledge in science teaching by primary school teachers in Zimbabwe. The Alberta Journal of Educational Research, v. 53, n. 3, p. 302-319, 2007.

SLEETER, C. Confronting the marginalization of culturally responsive pedagogy. Urban Education, v. 47, p. 562-584, 2012.

SOUZA, I.A. Sangria da Seringueira: Guia prático para o seringueiro. Vitória: INCAPER, 24p, 2013. ISSN 1519-2059.

TILLMAN, L.C. Culturally sensitive research approaches: An African-American perspective. Educational Researcher, v. 31, n.9, p. 3-12, 2002.

TORRES, V.S. Lecciones en el aula. Lima: San Marcos editorial, p. 13-48, 2008.

TOTI, F. A. e PIERSON, A. H. C. Perspectivas multiculturais na educação em Ciências: uma análise a partir da ideia de cidadania. In: VIII ENPEC, Campinas, São Paulo, 2011.

VALLADARES, L.R. Un modelo dialógico intercultural de educación científica. Cuadernos Interculturales, año 9, n. 16, 2011, p. 119-134.

VILLEGAS, A. M. Culturally responsive pedagogy for the 1990s and beyond. Office of Education Research and Improvement, Princeton: Educational Testing Service, 1991. ISBN 0-89333091-4.

WISNIEWSKI, A. Látex e Borracha. Informe didático No 4, Faculdade de Ciências Agrárias do Pará. SDI, 1983. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/bitstream/123456789/490/1/INFORME%20DID%C3%81TICO%20-%20N%C2%BA%2004.pdf. Acessado em: 30 de Jan. 2020.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021832574-587

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008