O ENSINO DE QUÍMICA SOB A PERSPECTIVA INTERCULTURAL: A BORRACHA NA AMAZÔNIA

Autori

  • Ercila Pinto Monteiro Universidade Federal do Amazonas, Manaus-AM
  • Andréia Cardoso Couto Universidade Federal do Amazonas, Manaus-AM

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021832574-587

Abstract

O presente artigo apresenta uma pesquisa etnográfica que revela elementos históricos e culturais sobre “A borracha na Amazônia” para a contextualização no ensino de Química. Dessa maneira, a partir da leitura de mundo dos nativos, vincularam-se os saberes locais com os globais para a produção de uma sequência didática sob a perspectiva intercultural. A pesquisa aconteceu entre agosto a dezembro de 2019 e as visitas feitas no museu do Seringal em Manaus e a entrevista com um ex-seringueiro da região tornaram possível a construção de uma proposta didática vinculada à pedagogia culturalmente responsável em sala de aula, a qual corrobora para o desenvolvimento integral do estudante, além da valorização cultural, histórica e social.

Palavras Chave: Multicultural. Ensino de Química. Amazônia.

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Pubblicato

2021-07-14

Come citare

Monteiro, E. P., & Couto, A. C. (2021). O ENSINO DE QUÍMICA SOB A PERSPECTIVA INTERCULTURAL: A BORRACHA NA AMAZÔNIA. Revista Valore, 6, 574–587. https://doi.org/10.22408/reva602021832574-587