UM OLHAR PARA OS ATOS DIALÓGICOS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA

Everson Dullo Manrique, Lilian Akemi Kato

Resumo


Para que atividades investigativas como a Modelagem Matemática aconteçam em sala de aula torna-se necessário que os sujeitos dialoguem. Os atos dialógicos são atos de fala que permitem que o diálogo ocorra. Nesse trabalho temos por objetivo discutir a importância dos atos dialógicos na fase de inteiração da Modelagem Matemática. Para isso, realizamos uma prática com uma turma do 1º ano do Ensino Médio e para a constituição dos dados gravamos os áudios e recolhemos os registros realizados pelos estudantes no decorrer da atividade. Nossas análises revelam a importância dos atos dialógicos presentes nos diálogos, na fase de inteiração, tanto para o favorecimento da atividade quanto para o desenvolvimento de ações cognitivas que conduzem à aprendizagem dos estudantes.

Palavras Chave: Modelagem Matemática. Atos dialógicos. Ensino Médio.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, L. W. de; SILVA, K. P. da; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012.

ALMEIDA, L. M. W.; VERTUAN, R. E. (Org.) Modelagem Matemática na Educação Matemática. In: ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, K. A. P. (Org.). Modelagem em Foco. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, 2014. v.1, p. 1-20.

ALRØ, H.; SKOVSMOSE, O. Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática. Belo Horizonte - MG: Autêntica, 2010. (Coleção Tendências em Educação Matemática).

GARNICA, A. V. M.. História Oral e Educação Matemática. In: BORBA, M. de C.; ARAÚJO, J. de L. (Org.) Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

MELILLO, Célio. A dualidade na formação no ensino profissionalizante em um ambiente de aprendizagem de modelagem matemática. 2017. 227 f. Tese Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

MEYER, J. F. da C. de A.; CALDEIRA, A.D.; MALHEIROS, A. P. dos Santos. Modelagem em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021833588-600

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008