UM OLHAR PARA OS ATOS DIALÓGICOS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021833588-600Abstract
Para que atividades investigativas como a Modelagem Matemática aconteçam em sala de aula torna-se necessário que os sujeitos dialoguem. Os atos dialógicos são atos de fala que permitem que o diálogo ocorra. Nesse trabalho temos por objetivo discutir a importância dos atos dialógicos na fase de inteiração da Modelagem Matemática. Para isso, realizamos uma prática com uma turma do 1º ano do Ensino Médio e para a constituição dos dados gravamos os áudios e recolhemos os registros realizados pelos estudantes no decorrer da atividade. Nossas análises revelam a importância dos atos dialógicos presentes nos diálogos, na fase de inteiração, tanto para o favorecimento da atividade quanto para o desenvolvimento de ações cognitivas que conduzem à aprendizagem dos estudantes.
Palavras Chave: Modelagem Matemática. Atos dialógicos. Ensino Médio.Downloads
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