CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE FÍSICA: UMA METODOLOGIA ATIVA EM HARMONIA COM O COTIDIANO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Fabiana Aparecida Santos Uyeda, José Antônio Pinto, Frederico Augusto Toti

Resumo


Diversos autores apontam como obstáculos à aprendizagem aulas alicerçadas na passividade dos alunos e no protagonismo apenas do professor. Por outro lado, a literatura aponta a importância de utilização de abordagens em que os alunos tenham a oportunidade de maior interação, engajamento em atividades, sendo protagonistas da sua aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi investigar um processo metodológico que envolveu a organização de grupos de alunos na criação e utilização de jogos, como uma estratégia de aprendizagem de Física. Os alunos, sob orientação de professores, construíram e utilizaram jogos envolvendo Conteúdos Básicos Comuns de Física. Os resultados corresponderam às expectativas inicias e facultaram aos alunos a construção de conhecimentos de forma ativa e prazerosa.  

Palavras-chave: Jogos no Ensino de Física. Atividades lúdicas. Ensino Médio. Estratégia Pedagógica.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. Petrópolis: Vozes, 1998.

BORIN, J. Jogos e resoluções de problemas: uma estratégia para as aulas de Matemática. São Paulo: IME- USP, 1995.

BRASIL. Introdução aos parâmetros curriculares nacionais/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997,126 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. v. 3.

KAMII, C. DEVRIES, R. A teoria de Piaget e a educação pré-escolar. Lisboa: Socio cultura, 1995. 192 p.

KISHIMOTO. T. M. O Jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.

MORATORI, P. B. Por que utilizar jogos educativos no processo de ensino aprendizagem? Universidade Federal do Rio de Janeiro - Instituto de Matemática. Rio de Janeiro, 2003.

PEREIRA, R. F.; FUSINATO, P. A.; NEVES, M. C. D. Desenvolvendo um jogo de tabuleiro para o ensino de Física. In: ENCONTRO NACIONAL DE

PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009, Florianópolis. Anais… Florianópolis: UFSC, 2009. Disponível em: . Acesso em: 01 set. 2017.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo, sonho e imagem de representação. Rio de Janeiro: Zanar, 1978.

ROCHA, P. R. N.; VALLE, C. M. Quinteto Químico: uma ferramenta pedagógica para o ensino de química. In: CONGRESSO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA REDE NORTE NORDESTE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, 4., 2009, Belém. Anais… Belém: IFPA, 2009. Disponível em: . Acesso em: 03 fev. 2018.

SANTOS, G. F. L. Jogo e civilização: História, cultura e educação. Londrina. EDUEL, 2015.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991. v. 7

YAMAZAKI, S. C.; YAMAZAKI R. M. O. Jogos para o ensino de física, química e biologia: elaboração e utilização espontânea ou método teoricamente fundamentado? Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, n. 1, 2014.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021834601-613

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008