COMPREENDENDO OS DISCURSOS SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO ENPEC

Fabiana de Freitas Poso, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Willian Alves Pereira

Resumo


Hoje ainda está fortemente alicerçada a ideia da avaliação como um ato neutro, meramente técnico, gerador de resultados e isolado do trabalho pedagógico. As provas e testes acabam sendo os principais instrumentos avaliativos, assumindo um caráter classificatório, de exclusão e de reprodução da sociedade. Considerando a importância da formação docente na constituição identitária dos licenciandos e as significativas discussões que ocorreram no ENPEC, foi feito um estudo dos trabalhos apresentados em suas três últimas edições. Esta análise foi fundamentada na Teoria Bakhtiniana quanto aos aspectos do dialogismo, alteridade e polifonia, demonstrando a heterogeneidade dos textos, mas convergindo com a afirmação de que as abordagens sobre esta temática durante a formação são muito superficiais.

Palavras Chave: Avaliação da aprendizagem. Formação de professores. Teoria Bakhtiniana.

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DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021835614-624

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008