CURRÍCULOS E CINISMOS NA CONTEMPORANEIDADE: VIOLÊNCIAS E DIFERENÇAS APORTADAS

Fabiana Gomes, Alexandre Luiz Polizel, Moisés Alves de Oliveira

Resumo


O presente manuscrito tem por objetivo tematizar os currículos como tradição inventada que invisibilizam os corpos subalternizados e jogados à anormalidade. Este ensaio teórico consiste em um recorte de uma pesquisa maior referente às violências simbólicas contra LGBTs nos espaços de ensino básico e acadêmico. Estruturamos o manuscrito em: a) Tradições inventadas; b) Violência simbólica e um currículo em crise; c) Um currículo autoritário; e, d) Considerando cinismos. Evidenciamos os currículos como engrenagens envoltas ao dispositivo de produção de diferenças, uma tradição, na qual os mitos e lendas que participam dessa são eleitos, os normais, em detrimento aos Outros, os anormais.

Palavras Chave: Currículos. Diferenças. Verdades cínicas. Ética.

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DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021836625-637

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008