HIBRIDIZAÇÕES COM A TRANSGENIA: UMA ANÁLISE DAS IDENTIFICAÇÕES DE ESTUDANTES INDÍGENAS PRODUZIDAS NA AULA DE CIÊNCIAS

Autores

  • Felipe Tsuzuki Universidade Estadual de Londrina, PR
  • Moisés Alves de Oliveira Universidade Estadual de Londrina, PR

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021837638-647

Resumo

Considerando o contexto multicultural e globalizado, no qual o intercâmbio de pessoas e culturas são frequentes, nos dedicamos a investigar uma aula de Ciências da Natureza do Ciclo Intercultural de Iniciação Acadêmica dos Estudantes Indígenas da Universidade Estadual de Londrina, afim de analisar a constituição das identificações culturais sob a perspectiva teórica produzida por Stuart Hall. Discutimos neste artigo que a produção de identificações ocorre no que toca os posicionamentos dos discursos científicos e, ao se produzirem como identificações, estão sujeitas a hibridização. Além disso, na sala de aula, se produziram tanto identificações diaspóricas traduzidas quanto tradicionais, contudo, as identificações traduzidas se aproximam da Iniciação Acadêmica ao qual se propunha o curso.

Palavras Chave: Ensino de ciências. Educação indígena. Estudos culturais. Educação superior.

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Tsuzuki, F., & Oliveira, M. A. de. (2021). HIBRIDIZAÇÕES COM A TRANSGENIA: UMA ANÁLISE DAS IDENTIFICAÇÕES DE ESTUDANTES INDÍGENAS PRODUZIDAS NA AULA DE CIÊNCIAS. Revista Valore, 6, 638–647. https://doi.org/10.22408/reva602021837638-647