HIBRIDIZAÇÕES COM A TRANSGENIA: UMA ANÁLISE DAS IDENTIFICAÇÕES DE ESTUDANTES INDÍGENAS PRODUZIDAS NA AULA DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021837638-647Resumo
Considerando o contexto multicultural e globalizado, no qual o intercâmbio de pessoas e culturas são frequentes, nos dedicamos a investigar uma aula de Ciências da Natureza do Ciclo Intercultural de Iniciação Acadêmica dos Estudantes Indígenas da Universidade Estadual de Londrina, afim de analisar a constituição das identificações culturais sob a perspectiva teórica produzida por Stuart Hall. Discutimos neste artigo que a produção de identificações ocorre no que toca os posicionamentos dos discursos científicos e, ao se produzirem como identificações, estão sujeitas a hibridização. Além disso, na sala de aula, se produziram tanto identificações diaspóricas traduzidas quanto tradicionais, contudo, as identificações traduzidas se aproximam da Iniciação Acadêmica ao qual se propunha o curso.
Palavras Chave: Ensino de ciências. Educação indígena. Estudos culturais. Educação superior.Downloads
Referências
ERICKSON, F. Qualitative methods in research on teaching. In: WITTROCK, M. C. (org.). Handbook of research on teaching. 3ª ed. Nova York: Macmillan, 1986.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 1989.
GOTTSCHALK, S. Postmodern sensibilities and ethnographic possibilities. In: BANKS, A.; BANKS, S. P. (org.). Fiction and social research: By ice or fire. Londres: Sage, 1998.
GRAUE, M. E.; WALSH, D. J. Investigação etnográfica com crianças: teorias, métodos e ética. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 12ª ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2019.
HALL, S. Cultural Studies and Its Theoretical Legacies. In: GROSSBERG, L. et al. (org.). Cultural Studies. New York: Routledge, 1992.
HALL, S. Da Diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
HALL, S. Thinking the Diaspora: Home-Thoughts form Abroad. Small Axe, Durham, v. 6, 1999.
OTTENBERG, S. Thirty years of fieldnotes: changing relationships to the text. In: SANJEK, R. Fieldnotes: The makings of anthropology. Ithaca: Cornell University Press, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.