HIBRIDIZAÇÕES COM A TRANSGENIA: UMA ANÁLISE DAS IDENTIFICAÇÕES DE ESTUDANTES INDÍGENAS PRODUZIDAS NA AULA DE CIÊNCIAS

Felipe Tsuzuki, Moisés Alves de Oliveira

Resumo


Considerando o contexto multicultural e globalizado, no qual o intercâmbio de pessoas e culturas são frequentes, nos dedicamos a investigar uma aula de Ciências da Natureza do Ciclo Intercultural de Iniciação Acadêmica dos Estudantes Indígenas da Universidade Estadual de Londrina, afim de analisar a constituição das identificações culturais sob a perspectiva teórica produzida por Stuart Hall. Discutimos neste artigo que a produção de identificações ocorre no que toca os posicionamentos dos discursos científicos e, ao se produzirem como identificações, estão sujeitas a hibridização. Além disso, na sala de aula, se produziram tanto identificações diaspóricas traduzidas quanto tradicionais, contudo, as identificações traduzidas se aproximam da Iniciação Acadêmica ao qual se propunha o curso.

Palavras Chave: Ensino de ciências. Educação indígena. Estudos culturais. Educação superior.

Texto completo:

PDF

Referências


ERICKSON, F. Qualitative methods in research on teaching. In: WITTROCK, M. C. (org.). Handbook of research on teaching. 3ª ed. Nova York: Macmillan, 1986.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 1989.

GOTTSCHALK, S. Postmodern sensibilities and ethnographic possibilities. In: BANKS, A.; BANKS, S. P. (org.). Fiction and social research: By ice or fire. Londres: Sage, 1998.

GRAUE, M. E.; WALSH, D. J. Investigação etnográfica com crianças: teorias, métodos e ética. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 12ª ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2019.

HALL, S. Cultural Studies and Its Theoretical Legacies. In: GROSSBERG, L. et al. (org.). Cultural Studies. New York: Routledge, 1992.

HALL, S. Da Diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

HALL, S. Thinking the Diaspora: Home-Thoughts form Abroad. Small Axe, Durham, v. 6, 1999.

OTTENBERG, S. Thirty years of fieldnotes: changing relationships to the text. In: SANJEK, R. Fieldnotes: The makings of anthropology. Ithaca: Cornell University Press, 1990.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021837638-647

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008