HABILIDADES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA ABORDAGEM DE CONCEITOS DE GEOMETRIA

Autores

  • Fernando Oliveira Garcia UNESP, Bauru-SP ; UENP, Jacarezinho-PR
  • Aguinaldo Robinson de Souza UNESP, Bauru-SP
  • Wilson Massashiro Yonezawa UNESP, Bauru-SP

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021840679-692

Resumo

A sociedade do século XXI incorpora a cada dia novas ferramentas tecnológicas aos seus afazeres o que acarreta alterações no comportamento e no modo de vida da população. Neste contexto, o aprendizado de linguagens de programação pode favorecer o raciocínio lógico e o Pensamento Computacional, além de capacitar o estudante, oferecendo um conhecimento mais amplo das áreas tecnológicas. A presente pesquisa discute o Pensamento Computacional e averigua as habilidades do Pensamento Computacional nas produções de licenciandos. A análise das propostas de abordagem indicou que dos 07 grupos participantes, apenas 03 previram ações para o desenvolvimento das principais habilidades do Pensamento Computacional.

Palavras Chave: Ensino de Matemática. Pensamento Computacional. Geometria. Habilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Lara Martins. Aspectos do pensamento computacional na construção de fractais com o software GeoGebra. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2019.

BARR, Valerie; STEPHENSON, Chris. Bringing computational thinking to K-12: what is Involved and what is the role of the computer science education community?. Acm Inroads, v. 2, n. 1, p. 48-54, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão Final. Brasília: MEC, 2017.

FONTES, Adriana da Silva et al. A utilização das tdic como ferramenta potencializadora no ensino de queda livre. Ensino, Saude e Ambiente, v. 12, n. 3, 2019.

JESUS, Angelo Magno; SILVEIRA, Ismar Frango; PALANCH, Wagner Barbosa de Lima. Desenvolvimento do Pensamento Computacional por Meio da Colaboração: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 27, n. 02, p. 69, 2019.

KOLOGESKI, Anelise Lemke et al. Desenvolvendo o traciocínio lógico e o pensamento computacional: experiências no contexto do projeto logicando. RENOTE, v. 14, n. 2, 2016.

MOSER, Anderson de Souza et al. Reflexões sobre as contribuições da criação de recursos didáticos à formação inicial de professores de ciências. Revista Valore, v. 3, p. 509-520, 2018.

PATTON, Evan; TISSENBAUM, Michael; HARUNANI, Farzeen. MIT App Inventor: Objectives, Design, and Development. In: Computational Thinking Education. Springer, Singapore, 2019. p. 31-49.

PAPERT, Seymour. LOGO: Computadores e Educação, tradução José Armando Valente et al. São Paulo: Brasiliense, 1980.

SULLIVAN, Amanda; BERS, Marina; PUGNALI, Alex. The impact of user interface on young children’s computational thinking. Journal of Information Technology Education: Innovations in Practice, v. 16, n. 1, p. 171-193, 2017.

VALENTE, José Armando. Integração do pensamento computacional no currículo da educação básica: diferentes estratégias usadas e questões de formação de professores e avaliação do aluno. Revista e-Curriculum, v. 14, n. 3, p. 864-897, 2016.

WING, Jeannette. Pensamento Computacional – Um conjunto de atitudes e habilidades que todos, não só cientistas da computação, ficaram ansiosos para aprender e usar. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2, 2016.

Downloads

Publicado

2021-07-14

Como Citar

Garcia, F. O., Souza, A. R. de, & Yonezawa, W. M. (2021). HABILIDADES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA ABORDAGEM DE CONCEITOS DE GEOMETRIA. Revista Valore, 6, 679–692. https://doi.org/10.22408/reva602021840679-692