ABORDAGENS DIDÁTICAS A RESPEITO DA NATUREZA DA CIÊNCIA: UMA ANÁLISE DE TENDÊNCIAS E PADRÕES
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021842693-705Resumo
Existe um amplo consenso de que um entendimento adequado da Natureza da Ciência (NdC) é um componente crítico da alfabetização científica e um dos principais objetivos da educação científica. Mesmo que a literatura já nos diga, não são muito amplas as produções em revistas nacionais de abordagens a respeito da NdC, sejam elas no Ensino Fundamental, Ensino Médio ou até mesmo na Formação Inicial, isto foi possível observar após o levantamento em 8 revistas nacionais de relevância na área de Ensino de Ciência. Foram encontrados um total de 51 artigos a respeito dessa temática, e buscou-se com esse trabalho realizar uma análise mais detalhada de artigos que apresentaram abordagens ou intervenções pedagógicas aplicadas.
Palavras Chave: Natureza da Ciência, Ensino de Ciências, abordagens didáticas.Downloads
Referências
COFRÉ, H., NUÑEZ, P., SANTIBAÑEZ, D. et al. A Critical Review of Students’ and Teachers’ Understandings of Nature of Science. Science & Education 28, 205–248, 2019.
_______ Correction to: A Critical Review of Students’ and Teachers’ Understandings of Nature of Science. Sci & Educ 29, 221–232, 2020.
COSTA, M., BATISTA, I. L. História e Filosofia da Ciência no ensino de Física: O que informa as publicações a respeito das intervenções em sala de aula. IV – SINECT. In: IV Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. Anais... Ponta Grossa - PR, 2014.
FASCE, A., PICÓ, A. Science as a Vaccine. Science & Education 28, 109–125, 2019.
GIL-PÉREZ, D et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.
HARRES, J. B. S. Uma revisão de pesquisas nas concepções de professores sobre a natureza da ciência e suas implicações para o ensino. Investigações em Ensino de Ciências, v. 4, n. 3, p. 197-211, 1999.
HEERDT, B. Saberes Docentes: Gênero, Natureza da Ciência e Educação Científica, 2014. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina (UEL), 2014.
LEDERMAN, N. G. Students' and teachers' conceptions of the nature of science: A review of the research. Journal of research in science teaching 29.4, 331-359, 1992.
MARTINS, R, de A. Introdução a história das ciências e seus usos na educação. In: SILCA, C.C (org). Estudos de história e filosofia das ciências: subisídios para aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006.
MATTHEWS, M. R. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 12, n. 3, p. 164- 214, dez. 1995.
OSTERMANN, F; MOREIRA, M. A; Uma Revisão Bibliográfica Sobre a Área de Pesquisa "Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio". Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 23-48, 2000.
TEIXEIRA, E. S.; GRECA, I. M.; FREIRE, O. Uma revisão sistemática das pesquisas publicadas no Brasil sobre o uso didático de História e Filosofia da Ciência no ensino de Física. In: Peduzzi, L. O. Q,; Martins, A. F. P.; Ferreira, J. M. H. (Orgs.) Temas de História e Filosofia da Ciência no ensino. EDUFRN, 372f, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.