DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E ENSINO DE CIÊNCIAS NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA POR MEIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS

Autores

  • Francinete Bandeira Carvalho Universidade do Estado do Amazonas - AM
  • Cleusa Suzana Oliveira de Araujo Universidade Estadual de Maringá, PR
  • Carolina Brandão Gonçalves Universidade do Estado do Amazonas - AM

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021843706-720

Resumo

Este trabalho tem como objetivo realizar análise e discussão acerca da utilização de História em Quadrinhos (HQ) bilingue como alternativa de trabalhar a Divulgação Científica (DC) e o Ensino de Ciências, numa perspectiva inclusiva. Percebe-se a necessidade da democratização da Ciência para todos os públicos e a comunidade surda faz parte desse contexto. A pesquisa está ancorada na abordagem qualitativa. Foi elaborada em conjunto com alunos surdos de uma escola pública de Manaus uma HQ sobre os peixes da Amazônia. Assim, a DC e o Ensino de Ciências articulados com a linguagem de sinais são importantes para que os surdos também possam ter acesso às informações científicas com a linguagem que dominam e sejam capazes de acompanhar, refletir e atuar como cidadãos diante dos problemas na sociedade.

Palavras Chave: Popularização da Ciência. Peixes amazônicos. Metodologia de Ensino.  Educação Básica. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Carvalho, F. B., Araujo, C. S. O. de, & Gonçalves, C. B. (2021). DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E ENSINO DE CIÊNCIAS NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA POR MEIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS. Revista Valore, 6, 706–720. https://doi.org/10.22408/reva602021843706-720