DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E ENSINO DE CIÊNCIAS NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA POR MEIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021843706-720Resumen
Este trabalho tem como objetivo realizar análise e discussão acerca da utilização de História em Quadrinhos (HQ) bilingue como alternativa de trabalhar a Divulgação Científica (DC) e o Ensino de Ciências, numa perspectiva inclusiva. Percebe-se a necessidade da democratização da Ciência para todos os públicos e a comunidade surda faz parte desse contexto. A pesquisa está ancorada na abordagem qualitativa. Foi elaborada em conjunto com alunos surdos de uma escola pública de Manaus uma HQ sobre os peixes da Amazônia. Assim, a DC e o Ensino de Ciências articulados com a linguagem de sinais são importantes para que os surdos também possam ter acesso às informações científicas com a linguagem que dominam e sejam capazes de acompanhar, refletir e atuar como cidadãos diante dos problemas na sociedade.
Palavras Chave: Popularização da Ciência. Peixes amazônicos. Metodologia de Ensino. Educação Básica. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Descargas
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